Sri Prem Baba e a ligação entre espiritualidade e política

10 May, 2017

O líder humanitário e mestre espiritual nos ensina que só vamos superar as crises social, ambiental, política e econômica quando pudermos trazer união e colaboração entre todos, em todos os setores.

Sri Prem Baba e a ligação entre espiritualidade e política

10 May, 2017

O líder humanitário e mestre espiritual nos ensina que só vamos superar as crises social, ambiental, política e econômica quando pudermos trazer união e colaboração entre todos, em todos os setores.
N

Nos últimos tempos, Sri Prem Baba tem se reunido com governantes e representantes do setor público do Brasil, Índia e outros lugares do mundo como parte de uma missão maior de inspirar projetos sociais nas áreas de educação, saúde e meio-ambiente. Os encontros têm uma única meta: promover a implementação de programas que despertem os valores humanos necessários para superarmos os desafios atuais da humanidade de forma muito prática.

“Para que possamos encontrar soluções, temos de unir os poderes públicos federal, estadual e municipal com a sociedade civil e todas as organizações, independentemente de partidos. Você pode não concordar com determinada ideologia ou crença, mas isso não pode ser motivo para você criar barreiras e fechar o seu coração. Meu trabalho é dedicado a encontrar caminhos para melhorar a vida das pessoas, acordar os valores que precisamos para este momento”, explica Prem Baba.

Vivemos em um mundo de dualidades em que o preto contrasta com o branco, o frio com o calor, o alto com o baixo. Nossa mente condicionada busca opor conceitos na tentativa de entendê-los. Isso acontece com a forma como enxergamos espiritualidade e política. Temos a tendência de colocar a espiritualidade na ponta do espectro em que está a pureza, e então colocamos a política na outra ponta, como se fosse algo impuro por natureza, associado a valores nada nobres.

Por isso, é natural que haja um estranhamento quando essas duas pontas fazem um movimento de aproximação, mas esse desconforto é apenas o resultado de anos e anos de distorções em nossa forma de enxergar e fazer política. Quando dedica seu tempo a encontrar-se com políticos de áreas e partidos diferentes, o que Sri Prem Baba desperta em nós é a consciência de que a única forma de atravessarmos as crises social, ambiental, política e econômica que vivemos é através da união e da colaboração. Isso passa por nos desapegarmos de algumas noções pré-concebidas que nos limitam.


“Vivemos em um mundo de dualidades em que o preto contrasta com o branco, o frio com o calor, o alto com o baixo. Nossa mente condicionada busca opor conceitos na tentativa de entendê-los.”


A espiritualidade e o autoconhecimento também perdem força se nos prendemos à ideia de que servem somente a um grupo de pessoas, excluindo outro grupo (os políticos, por exemplo). Se a forma como vemos a política nos restringe, enxergar a espiritualidade desta maneira também traz uma limitação.

“Quando eu olho para você, eu nem mesmo vejo se você é homem ou mulher, quanto mais seu partido político ou sua religião. O que eu vejo são almas, vejo se elas podem estar receptivas para receber sementes de amor. Tenho, sim, plantado sementes de amor em diversos políticos de diferentes partidos. Meu trabalho é dissolver essa guerra, essa separação. É colocar todos juntos trabalhando em prol do mesmo objetivo: estabelecer uma cultura de paz e prosperidade para que possamos ter um mundo melhor para vivermos.”

Espiritualidade na prática (e na política)

O que Sri Prem Baba tem trazido para estes encontros são propostas de adoção de políticas educacionais que promovam estes novos valores, e isso tem acontecido através dos programas de educação e saúde do Instituto Awaken LOVE Action. Ao mesmo tempo, é também de extrema importância que o autoconhecimento seja levado não só para as escolas, mas para os próprios políticos.

No Acre, por exemplo, o curso Bem-Vindo ao Coração, do Programa de Capacitação da Awaken LOVE, foi ministrado para gestores de diferentes áreas do governo – incluindo servidores dos gabinetes da vice-governadora, Nazareth Araújo, e da primeira-dama, Marlúcia Cândida – a partir do contato com o governador Tião Viana. O curso tem o objetivo de estimular a expansão da consciência e a adoção de valores humanos, por meio de práticas terapêuticas.

“Para começar, um governante precisa se conhecer melhor. Do contrário, a administração estará nas mãos de uma criança ferida, cheia de mágoas e pactos de vingança. A mudança começa quando ele se pergunta: ‘Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Para quê acordo de manhã?’. Quando ele começa a ter as respostas, quando ganha convicção de quem ele é e de qual é seu propósito maior, não vai aceitar convites da sombra para fazer acordos nefastos porque sabe que é um convite que o desvia do seu caminho.”

 


“A mudança começa quando ele se pergunta: ‘Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Para quê acordo de manhã?’”


Sri Prem Baba já esteve reunido com Aécio Neves, Marina Silva, Eduardo Suplicy, o então prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a vice-governadora do Ceará, Maria Izolda Coelho, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e Tião Viana o governador do Acre. Estes são alguns nomes dentre uma série de representantes políticos de igual importância e a tendência é que a lista só aumente. .

Em Goiás, o Instituto Awaken LOVE tem atuado ao lado do governador Marconi Perillo e da prefeitura de Alto Paraíso no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, no município onde fica o ashram em que o mestre espiritual realiza retiros e temporadas anuais de encontros diários com ele.

Outro projeto de grande importância no qual Sri Prem Baba está envolvido é o seminário internacional Águas pela Paz, que acontece em Brasília de 26 a 28 de outubro de 2017. O objetivo do evento é jogar luz na urgência do cuidado com as águas, numa ponte entre ciência e espiritualidade. O seminário é um dos preparatórios oficiais para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece também em Brasília, em março de 2018.

Leia sobre II Encontro de Líderes Políticos e Sri Prem Baba em SP

Newsletter

Receba em primeira mão as novidades de Sri Prem Baba
Name
Email *
“Quando você realmente, se entrega para o Divino com confiança, você se harmoniza com a lei do mínimo esforço”
Sri Prem Baba

Cursos Awaken Love

Clique Aqui

Redes Sociais Sri Prem Baba

Copyright © 2009-2017 Awaken Love. Todos os direitos reservados.