Blog

‍O mestre espiritual Prem Baba incentiva a capacitação dos educadores para introduzir a espiritualidade aos jovens, descontinuar a procriação da miséria, e garantir a evolução da espécie.

PREM BABA EXPLICA POR QUE A EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES ESPIRITUAIS É FUNDAMENTAL NO MUNDO PÓS-COVID 19

September 10, 2020

(English below / Español abajo)

A pandemia do novo corona vírus é uma oportunidade rara, talvez única, das pessoas escolherem novos rumos para a sociedade humana. “Mas para sabermos que passo dar e para qual direção, precisamos de muita sinceridade para avaliar se somos felizes, se é este o mundo que queremos viver, se é este o mundo que queremos para os nossos filhos. É o início de uma revolução de consciência”, explica o estudioso da vida, professor e mestre espiritual, Prem Baba. “Acredito que a pandemia tem mostrado muito de nós. Tem possibilitado aferirmos nossos potenciais, mas principalmente nossas limitações em diferentes áreas da vida. E considero que a área mais deficiente seja a espiritual.”

Prem Baba destaca que até mesmo a crise global manifestada na política, na economia e na ética é essencialmente uma crise espiritual. E no epicentro da crise está a inconsciência a respeito da verdadeira identidade das pessoas, com todas as dúvidas do tipo, a razão de ser, o sentido da vida, a razão do despertar em todas as manhãs. “Essa crise espiritual fica mais evidente ainda na inabilidade das pessoas de lidarem com seus medos, frustrações, perdas, diferenças, raivas e dificuldades. “E tem também o medo da morte, da escassez”, esclarece Prem Baba.

Outro indicador apontado pelo mestre espiritual Prem Baba é a crueldade que tem emergido tão intensamente, por exemplo, nas redes sociais, especialmente no trato com quem pensa diferente. “A espiritualidade é a base da democracia e dos direitos humanos, os pilares que podem assegurar nossa evolução como espécie”, esclarece Prem Baba. “É por isso que no pós covid-19, a espiritualidade nas escolas é de uma importância vital. Como disse o pensador André Malraux ainda em 1955: “O século XXl será espiritual ou não será”. Se não trabalharmos firmemente com o propósito de desenvolver inteligência espiritual, primeiramente para educadores e, na sequência, para crianças e jovens, não vejo horizontes para a nossa sociedade.”

PREM BABA DIZ SER UM ENGANO PENSAR QUE A FELICIDADE PODE SER COMPRADA E O MODELO DE ENSINO REPRODUZ ISSO

O professor explica que quando fala de espiritualidade, está falando de consciência, daquele momento em que a pessoa começa a questionar a sua identidade, onde de fato está a felicidade e o que a move.

Prem Baba lembra que no conhecimento secular, a felicidade está fora da pessoa e pode ser comprada. “O conhecimento é direcionado para que a mente humana tenha a capacidade de comprar a felicidade de diferentes maneiras. Seja criando riquezas para comprar com dinheiro a felicidade, seja para exercer domínio sobre o outro, pois temos uma outra crença de que, se subjugarmos o outro, vamos receber o que precisamos”, detalha Prem Baba. “Vivemos um engano e o sistema atual de ensino se baseia nisso. O primeiro insight é uma descontinuidade desse modelo. Se engana quem acredita no modelo de que o dinheiro compra felicidade.”

Será que estamos preparados para ensinar uma criança a ser feliz? Estamos preparados para criar um futuro próspero,harmônico e abençoado? Se nós não temos isso hoje, como é que teremos isso amanhã? Como vamos compartilhar aquilo que não temos?”, questiona Prem Baba.

SE VOCÊ QUER UM FUTURO DIFERENTE,ALERTA PREM BABA, PROVOQUE UMA DESCONTINUIDADE PORQUE O HOJE É O RESULTADO DE ONTEM.

O professor ressalta que a sociedade fez descobertas e conquistas científicas muito importantes, especialmente o domínio da matéria e a surpreendente evolução tecnológica ao longo dos últimos anos, que nos leva para a inteligência artificial e para o domínio da nanotecnologia. Mas Prem Baba acredita que esse conhecimento ainda não é usado a favor do autoconhecimento e da ciência da auto realização (inteligência espiritual).

“Mas a questão é: conhecemos a nós mesmos? Estamos formando pessoas com um caráter que possibilite fazer um bom uso desse conhecimento? O que nos move é um sentimento de solidariedade? Estamos buscando criar uma cultura de paz e de amor, de prosperidade altruísta? O objetivo é encontrar a felicidade que não depende de nada lá fora?”, questiona o mestre espiritual Prem Baba. E ele mesmo responde: “Não, porque esse conhecimento da inteligência espiritual, que mostra que a felicidade está dentro, e como acessá-la, ainda é para bem poucos.”

Prem Baba destaca que houve um grande avanço no Brasil, em termos de educação com a inclusão na nova base nacional comum o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais. “Já está na base a necessidade de desenvolvermos autoconhecimento. Considero um avanço gigantesco, mas até isso se transformar em realidade prática, depende mais objetivamente dos profissionais da área da educação. São os educadores que realizarão a tarefa de colocar ou não essa lei em prática”, alerta Prem Baba.

Prem Baba ressalta ainda que o medo de transformação é grande. “Por mais tóxico e destrutivo que o sistema de crenças seja, ele nos dá uma sensação de segurança. A quebra com um sistema ao qual nos acostumamos nos deixa muito vulneráveis”, destaca Prem Baba. “Mudança não é fácil. Especialmente mudanças estruturais. Veja o exemplo de um adulto que toma consciência de um mau hábito. É preciso um tremendo trabalho para descondicionar. E é tão difícil mudar uma mente adulta porque ela foi programada na infância e depois que o programa foi instalado, reprogramar dá muito trabalho.”

PREM BABA DIZ QUE EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES ESPIRITUAIS É OPORTUNIDADE DE DESCONTINUAR A PROCRIAÇÃO DA MISÉRIA

A educação para as crianças e jovens é, na visão do mestre espiritual Prem Baba, uma oportunidade que temos de evitar esse desgaste que, hoje, os adultos têm para descondicionar as mentes.

“Mas essa educação precisa compreender que a liberdade é o valor máximo e que a criança nasce com uma sabedoria que precisa ser respeitada e acolhida. A criança nasce amando e confiando, com uma visão clara do que ela veio fazer no mundo. Mas como nós,adultos, com a mente condicionada, vamos conseguir respeitar e criar o espaço para ela possa revelar essa sua sabedoria que poderia então provocar um futuro diferente?”, indaga Prem Baba.

Esse é o desafio enquanto pais,educadores de uma nova realidade. Para o mestre espiritual, esse é o tema em que todos deveriam se debruçar para pós pandemia garantirmos o futuro da humanidade. “Se antes nós nos matávamos com espadas e depois com armas de fogo, agora além dessas, nos matamos até mais com essa tecnologia toda nas mãos de pessoas sem consciência espiritual.”

PREM BABA DIZ QUE PARA ALCANÇAR UM RESULTADO DIFERENTE É PRECISO MUDAR O PADRÃO

O líder espiritual Prem Baba destaca a necessidade de as pessoas terem coragem para inovar. “Como disse, estamos em meio a uma revolução de consciência. E penso que o principal aspecto dessa revolução é a coragem de nos espiritualizarmos de uma maneira laica”, explica Prem Baba. “O nosso desafio é abrir esse caminho para construirmos o autoconhecimento, que nos possibilita, entre outras coisas, liberdade e autoconfiança.”

Prem Baba lista as novas disciplinas que devem entrar para esse curriculum escolar da disciplinada espiritualidade: “auto-observação, mediação de conflitos, gerenciamento de emoções, domínio da mente, valores democráticos, direitos humanos, a compreensão e o respeito ao meio ambiente e a arte, que é o elemento que conecta todos esses saberes. Tudo isso faz parte da consciência espiritual.”

Para o professor, a preparação das crianças e dos adultos para o futuro após a covid-19, em primeiro lugar, exige a criação de espaços que permitam que eles sejam eles mesmos. “Precisamos acolher essas crianças e jovens, pois muitos não estão ainda nem mesmo compreendendo o que está se passando. E a fuga deste cenário de guerra em que estamos vivendo é a internet, que por sua vez é um campo minado”, explica Prem Baba. Mas como dar acolhimento se nós mesmos estamos quebrados por dentro? Só podemos dar aquilo que temos”, admite.

Prem Baba tem certeza que o primeiro passo de implantação do projeto para espiritualizar a educação é fortalecer os educadores, com capacitação adequada para o novo ciclo de evolução da humanidade.

“Proponho a criação de espaços para dialogar e fomentar ideias, como estufas de projetos desta natureza. Um espaço para refletirmos juntos, tendo a coragem de colocar tudo na mesa e especialmente com a humildade de reconhecer que não temos todas as respostas, que não sabemos como fazer, e que, juntos, aprenderemos a criar esse mundo que queremos viver”, finaliza Prem Baba. 

Em outro texto o mestre espiritual Sri Prem Baba fala detalhadamente sobre relacionamentos e casamento e explica o motivo deles serem a escola para o autoconhecimento. Leia aqui!