Confira o artigo de Sri Prem Baba na edição de abril da revista Vida Simples. No artigo, ele fala sobre momentos de fechamento de ciclos e como se preparar para o novo que está chegando.
É preciso maturidade para lidar com a impermanência. Assim, quando um ciclo termina, algo novo poderá surgir
por Sri Prem Baba
*Artigo publicado na edição de abril de 2023 da revista Vida Simples
RECEBI DO Meu Mestre a missão de levar autoconhecimento para o mundo. Isso envolveu um grande projeto, que teve impacto positivo para milhares de pessoas.
Em 2018, porém, uma crise de confiança fez com que tudo o que havia sido criado ruísse. Episódios reais ocorridos dez anos antes se misturaram a fantasias, invenções e julgamentos públicos que abriram uma fenda na relação estabelecida entre mim e meus estudantes. Um ano depois da crise, a denúncia feita contra mim fora arquivada, pois não havia elementos que a justificassem. Mas a destruição já havia sido feita. E eu precisava lidar com isso e encontrar uma nova forma de seguir o meu propósito. Foi uma chance de checar se as lições aprendidas poderiam ser colocadas em prática.
Todo fim marca um recomeço. No momento em que uma árvore cai, ela faz muito barulho e causa destruição na floresta. Um ciclo se fecha no impacto, mas ao mesmo tempo uma nova clareira é aberta, criando espaço para que a luz do sol possa iluminar lugares onde antes não era possível. Eu precisei aceitar que um ciclo terminou e que os lindos projetos que estavam dando bons frutos pelo mundo também.
Não apresse nada. As novas sementes não brotam em terra sem nutrientes. É preciso avaliar, colher o que foi bom, aprender com o que não foi e retirar os nutrientes que servirão de alimento para o novo.
O propósito se mantém, mas a forma muda.
Todos temos um propósito maior, mas a forma como ele se manifesta pode mudar ao longo da vida. Para alguns eu sou um Mestre, para outros sou um professor, para outros sou um escritor. O importante é poder colocar o propósito em ação.
Novas árvores vão surgindo. A transformação pela qual passei me capacitou para auxiliar as pessoas a lidar com toda a mudança planetária pela qual estamos passando. Criei a Djagô Academia do Despertar, na qual acompanho 800 alunos em mais de 35 países. Lancei dois livros, Plenitude e Parivartan. Reestruturei meu Ashram no Brasil. Ofereci uma temporada de Satsangs na Índia e workshops na Turquia.
Precisamos aprender a lidar com a impermanência das coisas. Começamos, sustentamos e finalizamos projetos. Quando um fim de ciclo se apresentar, não desista do seu propósito maior, pois ele pode apenas estar passando por uma atualização que trará novos frutos na aventura de evolução que vivemos nesta dimensão chamada Terra.
SRI PREM BABA une os saberes do yoga, da psicologia e da espiritualidade da floresta. É escritor e professor na Djago.