Blog

O mestre espiritual Prem Baba vê na prática da meditação um dos pilares do autoconhecimento.

SRI PREM BABA EXPLICA POR QUE A MEDITAÇÃO DEVE FAZER PARTE DA VIDA

August 24, 2020

O mestre espiritual Prem Baba vê na prática da meditação um dos pilares do autoconhecimento. 



Se você deseja transformar a sua vida, aumentando a sua percepção sobre você mesmo e o mundo a sua volta, deve considerar a meditação. Para Prem Baba, estudioso da vida, professor e mestre espiritual, a experiência com as técnicas de meditação possibilita o desenvolvimento da consciência. 

Em essência, Prem Baba resume que a prática da meditação se destina a desenvolver a capacidade de auto-observação. “Entenda isso como pausas diárias em que você volta sua atenção para dentro, buscando retornar ao seu centro, de onde você (observador) testemunha o fluxo sem se identificar”, explica Prem Baba. Ou seja, para promover o desenvolvimento da consciência e o autoconhecimento, sendo um explorador de si mesmo, a meditação precisa fazer parte da sua vida.

Prem Baba lembra que a jornada para o autoconhecimento requer foco

Existem diversas técnicas de meditação. “Uma das técnicas mais simples consiste basicamente em você parar o que estiver fazendo, independentemente de onde esteja, respirar profundamente e apenas observar tudo aquilo que se passa em seu mundo interior. Pode ser até mesmo uma pausa para tomar um copo de água, desde que a sua atenção esteja plenamente voltada para esse instante, sem distrações”, ensina Prem Baba. 

O mestre espiritual destaca que é natural se distrair ao longo do dia em sua rotina. “Estamos o tempo todo interagindo, seja com outros seres vivos, seja com nossos pensamentos. E nesse processo somos levados a julgar, classificar e criar histórias a respeito daquilo com o que estamos partilhando. Isso é da nossa natureza inferior. É como normalmente agimos”, acrescenta ele.

Prem Baba alerta que meditação exige disciplina 

“Na medida em que nos aprofundamos na meditação, vamos aprendendo a colocar a mente inferior sob domínio do Ser e, assim, passamos a acessar outros quadrantes da consciência, nos conectando com o Maior em nós”, explica Prem Baba. 

“Porém, para criarmos esse ciclo benigno, se faz necessário ter disciplina. Através da repetição intencional criamos uma base em nosso sistema psicofísico que permite essa conexão acontecer sem esforço.”


Como fazer a meditação ser parte da vida

Sri Prem Baba propõe que, para começar a prática, você se sente em uma posição confortável com a coluna alinhada, mas sem estar rígida. 

“Feche os olhos e direcione a atenção para o fluxo da respiração, tornando-se consciente do ar que entra e do ar que sai. Da mesma forma que você observa seu fluxo respiratório, observe também seus pensamentos e emoções, mas sem criticá-los ou julgá-los. Perceba que existe um espaço entre você que observa e aquilo que você está observando”, ressalta. 

Segundo Prem Baba, no início da meditação, esse espaço é quase imperceptível, mas aos poucos a percepção vai se ampliando.

Prem Baba sugere lidar e acolher a dor na meditação

Prem Baba sugere que durante o processo você deve aproveitar para observar também o seu corpo. Note onde há pontos de tensão e desconforto. 

“Ao invés de tentar fugir do desconforto, entre em contato com ele de forma intencional. Respire e relaxe. É a compreensão que possibilita a desidentificação. Entrar em contato significa estar receptivo para acolher e compreender a dor”, destaca Sri Prem Baba.

Para Prem Baba, quanto maior o cansaço ou acúmulo de tensão, mais difícil será manter a auto-observação. 

Nesse caso, ele recomenda que você tente identificar se esse cansaço é apenas físico ou se é um desgaste energético. Este desgaste pode ser resultante de algum pensamento ou emoção do qual precise abrir mão.

Meditação e autoconhecimento

“É importante perceber que esse é um treinamento para você aprender a lidar com o sofrimento e superá-lo. Não tem certo nem errado na meditação, você vai descobrindo seus limites. Vai descobrindo o que esses pontos de dor querem contar e como você pode acolhê-los”, ensina Prem Baba. 

“O medo vem e você respira o medo. Respira a raiva, a tristeza e vai se permitindo encontrar alívio dentro, dando espaço para essas emoções contidas se expressarem em um campo seguro.” 

Com a prática, as coisas acontecem naturalmente. “Você vai assistindo esse fenômeno sem se preocupar se está indo para cima ou para baixo, evoluindo ou involuindo. Você está se movendo, se colocando diante do fluxo de abundância que é a vida”, explica Prem Baba. 


É assim, afirma Sri Prem Baba, que você começa de fato a expandir a sua consciência.

Autor de vários livros, entre eles o best seller, O Propósito, Sri Prem Baba acrescenta que a prática do cultivo do silêncio é um dos grandes pilares para o autoconhecimento. Fator que possibilita desenvolver plenamente o potencial humano.


Equipe de Comunicação

Prem Baba