Blog

O mestre espiritual Prem Baba explica que o novo corona vírus é o início de uma transição planetária e o momento de romper círculo da ignorância

PREM BABA SUGERE REPARAR RELACIONAMENTOS NA QUARENTENA

September 22, 2020

Como administrar relacionamentos neste período de pandemia, em que somos forçados a um período prolongado de isolamento social, Prem Baba?

R: Se você estiver confinado com alguém (pai, mãe, irmão, marido, companheira, amante, amigo), tem a oportunidade de abrir outra página no livro da vida, que são os relacionamentos. A vida são relacionamentos. Através deles nos aprofundamos em nós mesmos.

 

Prem Baba, então o senhor vê o isolamento como uma oportunidade para aparar as arestas dos relacionamentos?

R: Sim, através dos relacionamentos podemos ir além do medo da intimidade com nós mesmos e do medo da intimidade com o outro. E derrubar as paredes de separação e se mover na direção de construir uma comunicação assertiva, não violenta e amorosa. Você tem a oportunidade para reparar relações de maneira que esteja preparado para morrer. É terrível para a nossa evolução ir embora desse mundo levando mágoas, ressentimentos, contas abertas com pessoas. Isso atrasa nossa evolução. Temos que partir com paz no coração e na mente. Essa paz é conquistada com boas conversas.

 

Mas como evitar os conflitos, Prem Baba?

R: Todas as intrigas e conflitos com as pessoas são uma distração para sua evolução, você está adiando essa satisfação interior. Por conta do seu casamento com o sofrimento. Por conta do seu sadomasoquismo. E você precisa ter coragem para romper com o sadomasoquismo se harmonizando com o outro.

 

Prem Baba o senhor poderia exemplificar uma forma de buscar a harmonia nos relacionamentos?

R: Conseguindo corrigir o mau uso da língua. Usar a língua para proferir palavras doces, palavras que edificam. Que acordam o potencial criativo do outro, que colocam o outro para cima, que ajudam o outro a crescer. E não fazendo o mau uso delas, usando palavras que colocam tanto o outro como você mesmo no inferno. Criando karmas e mais karmas que fazem você girar no círculo da ignorância.

 

Prem Baba como o senhor está vendo essa crise do novo corona vírus?

R: Estamos vivendo uma grande oportunidade de ir além da dependência de pessoas. Uma oportunidade de dar um salto quântico em nosso entendimento da vida. De romper com o círculo da ignorância. Aos poucos encontraremos a segurança dentro de nós mesmos. Vamos encontrar uma satisfação que não depende de nada lá fora. Mas para isso, você precisa se harmonizar com o que você está vendo lá fora. Esse é o início de uma grande transição planetária. Não se preocupe com o futuro. Ele vai chegar em algum momento.

 

Muitas pessoas continuam em quarentena. Como vencer o tédio, Prem Baba?

R: Aprenda a ser seu amigo. Muitos fogem de si mesmos na TV. Faça um programa diário com você mesmo: leia, cozinhe, cuide do corpo, faça tricô, crochê, aprenda fazer alguma coisa nova. A essência é você se ajustar, se adaptar, é uma oportunidade para você se tornar mais flexível e lidar com suas impermanências e incertezas. Faça desse desafio uma oportunidade para o seu desenvolvimento. Entenda que a situação nos obrigou a sair da zona de conforto para lidar com incertezas do mais alto grau. E que as dificuldades exigem de nós solidariedade, cooperação, fraternidade.  É importante também equalizar o emocional, aprender a pacificar o seu emocional e aproveitar esse tempo para ficar consigo mesmo. Cuide do corpo, aumente sua imunidade, alimente-se bem e mantenha a mente serena.

 

Uma outra forma de vencer o tédio pode ser a meditação. Falamos sobre isso aqui no blog no artigo onde Sri Prem Baba explica porque a meditação deve fazer parte da vida.