Blog

Para alcançar a liberdade, Prem Baba fala da importância da prática de ouvir e seguir o coração, e de assumir as rédeas da mente com o cultivo do silêncio.

SRI PREM BABA ENSINA A SER GUIADO PELO CORAÇÃO E A TÉCNICA DO SILÊNCIO

November 30, 2020

Uma das formas de transformar a percepção sobre si mesmo é por meio do silêncio. Para PREM BABA, estudioso da vida e professor, basta um instante de silêncio para concentrar a atenção e se conectar com o núcleo da interioridade. “Muitas vezes, um instante de silêncio é o suficiente para mudar a percepção e o humor”, explica PREM BABA. “Um minuto é o suficiente para alquimizar a mente. Porque neste instante, você pega as rédeas do pensamento. Venho insistindo nesta técnica de fazer pequenas paradas ao longo do dia para saborear estas gotas de silêncio.”

Em essência, PREM BABA resume que a prática do silêncio não precisa de forma, pois cada um deve estabelecer o seu ritmo. “Nem que sejam cinco vezes ao dia; pode ser menos, pode ser mais. Eu parto de um número só para ajudar nesse primeiro momento. A princípio é para dar impulso à vontade, até que se estabeleça um fluxo e se passe a fazer espontaneamente”, esclarece ele.  

Prem Baba sugere que sejam dedicados cinco minutos do dia para o cultivo do silêncio, divididos em cinco períodos de um único minuto, ao longo do dia. A escolha de quando fazer é livre: antes das refeições, ao acordar ou em qualquer outro momento.

“Note que esse “um minuto”, na verdade, pode ser trinta segundos ou cinco minutos. A medida de tempo é usada apenas como referência a um momento em que você se desliga de tudo lá fora e volta-se para dentro. Então, nesse instante, procure se distanciar do fluxo da impermanência e se volte para o centro”, ensina Prem Baba. “Lembrar da prática é até mais importante do que propriamente parar para silenciar. A lembrança da prática é o mesmo que a lembrança do espírito, porque a prática lhe conecta com o espírito. É uma forma muito simples, mas muito poderosa de manter a conexão.”

SRI PREM BABA: COMO DUVIDAR DO CALOR DO FOGO SEM SE APROXIMAR DELE?

Na experiência de Prem Baba, ao reconhecer o poder do silêncio, nas situações em que a pessoa percebe ter perdido o controle da mente e dos pensamentos, ela silencia e volta para o eixo. “Permita-se silenciar e voltar para o seu centro algumas vezes ao longo do dia, ainda que haja algum esforço. Aos poucos, fará parte do seu dia a dia”, garante o mestre.

“Tenho sugerido esse exercício e muitas pessoas acabam nem prestando tanta atenção, justamente por ser tão simples. Acreditam que essa técnica não é suficiente para sustentar a lembrança de si mesmo. Mas como duvidar do calor do fogo sem se aproximar dele? Você precisa colocar em prática para constatar se funciona ou não.”

Dentro dessa jornada de autoconhecimento, Prem Baba ensina sobre a prática de ouvir e seguir o coração, deixando de lado as vozes diversas que tentam influenciar, levando para um lado ou para o outro. “Assim como eu te oriento a seguir seu coração, como eu dou meu melhor para que você aprenda a ouvir só o seu coração, aproveito para falar sobre a importância de renunciar ao mau hábito de querer influenciar o outro com coisas que, às vezes, você nem sabe, ou simplesmente acha, ou só acredita”, alerta Prem Baba.

“Você cria o péssimo karma de desviar a pessoa do caminho dela. Aprenda a admitir que talvez não tenha respostas. É tão maravilhoso poder dizer “eu não sei”. Às vezes, o outro só quer um empurrãozinho.”

Prem Baba enfatiza que, ao opinarmos na vida dos outros, com achismos sobre o que funciona ou não, criamos um péssimo hábito e muitos problemas para nós mesmos. “Se a pessoa te pede um conselho, diga “ouça o seu coração”. O que o mestre diz para você? Assim como eu digo: ouça o seu coração, porque ele conhece o caminho”, sugere.

A prática de ouvir o coração em um primeiro momento pode não ser simples. Prem Baba destaca que muitas pessoas não sabem ouvir o próprio coração. “Talvez, em um primeiro momento, este é o seu principal aprendizado – ouvir o coração – que é sinônimo de intuição, sinônimo da voz do mestre, que fala através das sincronicidades, das coincidências misteriosas e que vai te guiando.

É assim que se move em direção à liberdade”, detalha Prem Baba. “O coração tem asas. O coração precisa voar.”

PREM BABA DIZ QUE EXISTE UMA REALIDADE ALÉM DOS CINCO SENTIDOS

A interpretação dos caminhos pode não ser simples porque, como costuma dizer Prem Baba, não há certeza sobre as direções apontadas pelo coração. “Os desafios surgem por não saber lidar com eventos que aparecem”, resume. Vale lembrar do exemplo de um rapaz que sentiu o coração dizer para largar tudo e ir para outra cidade, vendendo tudo que tinha. Ao chegar no local, foi assaltado e ficou sem nada, dormindo em banco de praça. Apesar de todas as adversidades que enfrentou, foi lá que se apaixonou e começou uma nova vida. Prem Baba reflete: “Será que foi uma falha na percepção? Será que era o ego disfarçado de coração dizendo para ele ir para aquela cidade? Talvez. Como descobrir, se não for se aventurando?”.

É importante lembrar que concluir algo em trânsito é impossível. “Nossa vida é feita de silêncios e de mistérios, até o momento em que conseguimos sentir essa conexão com a alma do mundo, a ponto de confiar ainda mais na intuição que na razão”, diz Prem Baba. “E esse momento chega, acredite, em que confiamos mais na intuição que na razão.” Prem Baba conta que já passou por ele algumas vezes nessa vida.

“A ciência, a matemática, a razão e a lógica me provavam que eu tinha que seguir para esquerda, mas minha intuição dizia para seguir à direita. Aprendi a reconhecer e ouvir a intuição e comprovar que a intuição é soberana, porque ela consegue saber e perceber coisas que estão além do ego”, acrescenta. “A razão só consegue ter clareza a respeito daquilo que o ego capta, que está submetido aos cinco sentidos. Mas existe uma realidade além. Essa sabedoria da incerteza é revelada aos poucos, e você vai aprendendo através de erros e acertos.”

Em resumo, Prem Baba destaca que o mundo funciona dentro de um equilíbrio, ou seja, há hora e local para as coisas acontecerem. “Está tudo absolutamente certo e no tempo certo, nada está fora do lugar. Cada qual está na casa do jogo da vida em que precisa estar para aprender a amar, para despertar o amor. Aprender a amar é uma forma de falar. Você não aprende a amar. O amor é a fragrância da alma. O que você aprende é a deixar de odiar, deixar de sentir medo”, analisa Prem Baba.

“Você está na casa do jogo da vida que precisa estar para reaprender a linguagem do amor e restabelecer a conexão com o coração.  Ao ser guiado por ele, você se liberta da sensação de estar no lugar errado, fazendo a coisa errada. Guiado pelo coração, sempre se sentirá encaixado, no lugar certo e na hora certa.”

Em outro texto Prem Baba fala ainda sobre a verdade sobre si mesmo rumo ao relacionamento verdadeiro. Vale a pena conferir!