Satsangs

Prem Baba transmite seus ensinamentos ao redor do mundo, por meio de encontros presenciais e virtuais.

Nessa sessão você encontrará alguns de seus “satsangs”(palavra Hindi que pode ser interpretada como palestra) descritos.

Você pode filtrar por palavras chave ou temas e acessar o conteúdo transcrito.

A Nobreza da Autenticidade
A importância de tomar consciência do tédio. Sintoma da máscara. Amortecedores da angústia por viver sem liberdade. Quem manifesta o propósito não sente tédio. Identificação dos apegos que impedem a autenticidade e a espontaneidade. A esfera do sentir desmancha o tédio. Na esfera do sentimento você desvenda o mistério com o coração. Transformação, uma bênção da graça divina, através da tomada de consciência.
Sachcha Dham Ashram, Rishikesh - Índia
17/2/2018

Pergunta: Querido Babaji, antes de eu vir para essa temporada tomei consciência do tédio que estava minha vida. Chegando aqui não foi diferente; eu me arrastava para as coisas, mas ontem durante o satsang algo aconteceu. Não sei explicar. Só me lembro de que você falava algo como viver de forma desprendida, de estar no mundo, mas não ser do mundo. Lágrimas caíram dos meus olhos e foi assim por muitas horas. Até agora não entendi e não estou entendendo bem o que está acontecendo, mas algo em mim mudou. Sinto-me mais leve. Estou vendo brilho nas coisas. Obrigado. Você pode comentar?

Sri Prem Baba: Tem muita coisa aqui. Primeiro, que nem tudo precisa ser explicado, mas pode ser, sim, comentado. Talvez o primeiro ponto seja que a tomada de consciência do tédio é um grande presente. É o início de uma profunda e necessária transformação. Trata-se de um fenômeno muito raro. A grande maioria das pessoas vive entediada, mas não tem consciência disso. Portanto, tornar-se consciente de que a sua vida está um tédio é o início de um processo de cura e libertação.

E por que é que você está entediado? O que eu observo, de forma geral, é que o tédio é sintoma de um desencaixe. É sintoma pelo fato de você estar fora dos trilhos, sendo desonesto consigo mesmo, desrespeitoso com seu ser. Vivendo para agradar, portanto, vivendo na máscara. O tédio é um sintoma que diz que alguma coisa na sua vida está muito errada. Você não está podendo ser você mesmo. Não está podendo ser autêntico. Você está traindo a vida. A grande maioria das pessoas trai a vida e amortece o sintoma, se distrai com diferentes amortecedores, com intenção de fugir dessa angústia. Mas é importante perceber que você está fugindo de Deus, do Amor, da Verdade. Para dar passagem à Verdade é preciso desconstruir essa máscara. É preciso abrir mão de um estilo de vida, de hábitos, de comportamentos que estão a serviço de agradar. O tédio significa que você se fez escravo e se vê sem forças para quebrar as algemas. 

Para quem está manifestando o propósito é impossível se entediar. Quando está fazendo no mundo aquilo que veio para fazer, sente ânimo, sente motivação e não se preocupa nem mesmo com os resultados dessa ação. Às vezes, mesmo quando não está ganhando dinheiro, quando não está tendo reconhecimento, está feliz. Isso acontece porque a vida está pulsando através do seu ser. O Amor está se movimentando através de si. Então sente alegria para acordar pela manhã.

Mas quando você faz aquilo que disseram para você fazer, quando está seguindo o script que lhe foi dado e você faz aquilo para ser aceito, amado, aí, é natural que você se arraste. Porque você está indo contra a natureza, contra o fluxo, está nadando contra a correnteza. Isso requer muito esforço e as consequências desse esforço são inúmeras. O tédio é uma delas. 

Perceba que, nesse mundo, a grande maioria das pessoas vive na máscara, inconsciente do propósito. A vida é como um baile de máscaras, mas as pessoas estão inconscientes dos sintomas, inconscientes do tédio. Talvez possam sentir ansiedade, vergonha e culpa - que são mais perceptíveis. O tédio não é tão perceptível, porque você amortece com comida, sexo, drogas, dinheiro, com um monte de coisas; e assim você vai empurrando. Então, você ter tomado consciência de que sua vida está um tédio me faz perceber um perfume surgindo. Dentro de você o seu ser está começando a se agitar. Obviamente que isso é só o início. É o início de uma transformação. Aí, você conseguiu chegar aqui, onde estamos nesse momento trabalhando o tema dos apegos. 

Eu tenho dito que as palavras, por mais importantes que sejam, representam apenas um pequeno aspecto do trabalho, fazem parte de um jogo, e aqui você pôde ir além das palavras, além da mente, você entrou na esfera da experiência. Alguma coisa aconteceu que você não explica. Sabe apenas que as lágrimas estão caindo dos olhos. Percebe que a vida ficou mais leve e que as coisas começam a ter mais brilho. Não tente entender esse fenômeno. Relaxe nisso. Deixe o coração se abrir. Deixe esse fenômeno da queda dos apegos acontecer. 

Você ficou com algumas palavras: “Viver de forma desprendida”. Isso é muito significativo. É isso que está vibrando em você. Talvez seja isso que o seu ser esteja ansiando. Viver de uma forma simples, sem se prender a nada. 

Ficou também para você "Estar no mundo, mas não ser do mundo". Isso é muito profundo, quando tiver a chance de entrar nisso. Meu guru me deu muito, me ensinou muita coisa, mas se eu fosse eleger aquilo de mais importante que ele me ensinou, acho que se resumiria numa frase parecida com essa. Uma vez ele me chamou e disse assim: “Prem Baba, esta vida é muito bonita, mas não se meta com ela que ela te pega!”. Viva no mundo, mas não deixe que o mundo viva dentro de você. Viva no mundo, mas não seja escravo dele. Esteja pronto para ir embora, quando for necessário. Não se deixe prender. E você se deixa prender, normalmente, por conta da carência. Você perde a vida ao querer fazer o outro te amar quando ele não pode te amar.

Esses são comentários, mas entre um comentário e outro, alguém sente as lágrimas caindo dos olhos, alguém sai da mente, a mente que quer entender o mistério. O mistério não pode ser entendido. O mistério é sentido. É desvendado com o coração. Bem-vindo ao plano do coração, bem-vindo à esfera do sentir. Isso é um pouco do que está se passando dentro. Claro que esse fenômeno vai se refletir fora, mas aí são cenas dos próximos capítulos. 

Se você vinha se arrastando no tédio, é óbvio que sua vida precisa urgentemente de mudanças. Se você chegou ao auge do tédio a ponto de percebê-lo é porque não está aguentando mais a sua vida. E antes que comecem a surgir pensamentos de suicídio, é importante você mudar. Você não corre mais esse risco, com a graça de Sachcha, porque começou a esvaziar a tensão. A válvula de pressão começou a funcionar. Alguma coisa já mudou dentro. Mas quando a pessoa não tem essa mesma chance, às vezes ela acaba realmente optando por tentar escapar eliminando a própria vida. Eu recebi aqui um comunicado de uma pessoa que fez isso pouco tempo atrás. Eu sinto muito. Eu sinto muito. Sinto como uma flecha no meu coração. Não conseguiu ter a coragem de mudar a vida, não teve a coragem de desagradar.

Mas isso que está acontecendo aqui com você é maravilhoso. Eu chamo de cura, cura divina. Santas curas! Ainda dentro dessa página do livro da vida, página dos apegos, eu sinto que pode ser de grande valia identificar os apegos que lhe impedem de ser autêntico. De uma forma geral. Você não precisa: já está em processo. Mas para quem não está nesse mesmo processo, eu sinto que é de grande valia tomar consciência dos apegos que lhe impedem de ser espontâneo, de ser autêntico, que fazem a sua vida ficar tão chata.

Às vezes tem áreas na vida onde você já está podendo ser você mesmo. Mas tem áreas que não. Tem áreas onde o ser se manifesta e você se sente abençoado, se sente com sorte. As coisas fluem. Mas tem áreas onde você sente tudo amarrado, sente essa insatisfação, sente tédio, se sente sem sorte. Tem áreas que são fontes de angústia e de irritação, de agonia. Então nessa área você está sendo desonesto consigo mesmo. Essa área você precisa explorar mais. Essa área você deve investigar mais profundamente, para identificar os apegos, as máscaras. Apegos às máscaras! E a todo o jogo que se deriva delas. 

Esse é um exemplo do quanto é poderoso tomar consciência porque abre um caminho para luz. A tomada de consciência arejou essa "alguma coisa" dentro de você, ventilou. E, aí, abriu um espaço para a graça divina atuar e lhe abençoar com a transformação. Nesse fenômeno que o ego não explica, que a mente não entende, mas que começou com a tomada de consciência. Perceba como é poderosa essa conscientização: é a sua própria consciência atuando. É a luz da sua consciência atuando. A luz da consciência que abriu um canalzinho para escoar amor do seu coração. Esse brilho que você está vendo nas coisas é o amor em você que está vendo. Essa leveza que você está sentindo é o amor em você que está sentindo.

Percebe como esse amor é a sua natureza? Foi só o ego e o pacto de vingança - que é um mecanismo de defesa do ego – cochilarem que você, de repente, está amando, vendo o brilho nas coisas. Quer dizer então que esse amor sempre esteve aí? Sempre esteve aí! Você só não estava percebendo, mas sempre esteve aí. Está tudo aqui, hein? Tudo está aí, dentro de cada um. É uma questão de percepção. 

Muito bem. Seguimos desvendando o amor, quebrando os nós dos apegos, abrindo espaço para a espontaneidade, a autenticidade, a verdade do seu ser. 

O.K. Vamos cantar um pouco?

PRABHU AAP JAGO

PARMAATMA JAGO

MERE SARVE JAGO

SARVATRA JAGO

SUKHANTA KA KHEL 

PRAKASH KARO

PRABHU AAP JAGO

PARMAATMA JAGO

ÉS A LUZ DE SACHCHA

O mantra está se realizando. Pouco a pouco, o mantra está se realizando.

Abençoado seja cada um de vocês. Que tenhamos a nobreza da autenticidade. Até um próximo encontro.

NAMASTE