Satsangs

Prem Baba transmite seus ensinamentos ao redor do mundo, por meio de encontros presenciais e virtuais.

Nessa sessão você encontrará alguns de seus “satsangs”(palavra Hindi que pode ser interpretada como palestra) descritos.

Você pode filtrar por palavras chave ou temas e acessar o conteúdo transcrito.

Perdão e Liberdade
Os processos no nível da alma estão relacionados com o mental, com o emocional e com o físico. Sentimentos são energia e a energia represada pode provocar sintomas. Uma dica importante é ver a decepção ou tristeza como uma mensageira, ao invés de cair na mecanicidade do eu inferior. Quando você aceita a dor, pode mover-se em direção ao ser e esse caminho proporciona apagar os rastros. Onde tem repetição tem rastro. O perdão é a espada que corta os laços com o sofrimento e proporciona liberdade.
Sachcha Dham Ashram, Rishikesh - Índia
6/2/2018

Sri Prem Baba: Ainda dentro dessa esfera de cura - cura integral que envolve apagar os rastros que deixamos por conta de nossas ações equivocadas em busca da felicidade – vou ler esse texto:

Pergunta: Amado Babaji, ontem depois do satsang eu estava no meu quarto e fiquei cego por 30 minutos do meu olho esquerdo, enquanto eu permanecia sentado sentindo a energia e a dor pela minha namorada não querer ficar comigo. Passou, depois que lágrimas foram derramadas. Isso me assustou. Durante toda a experiência eu dizia: “Baba, Baba, fique comigo!” Eu ainda estou sentido. 

Sri Prem Baba: Isso nos mostra mais um aspecto desse processo de cura e da conexão entre os processos no nível da alma, que se relacionam com o mental, emocional e corpo físico. Está tudo relacionado! 

É possível, sim, que lágrimas não derramadas possam provocar sintomas físicos, como é possível que qualquer outro sentimento suprimido por longo tempo possa provocar sintomas físicos.

A liberação desses sentimentos também pode provocar sintomas físicos, porque sentimento é energia e essa energia represada causa determinados sintomas. Assim, quando ela é colocada em movimento pode também provocar outros sintomas. Alguns são passageiros, porque quando a energia circula todo o corpo se ajusta, mas, às vezes, o tempo que essa energia ficou represada provoca uma somatização mais profunda e quando você libera, ainda é necessário um tempo ou mesmo, às vezes,  outros procedimentos, para ajudar nesse ajuste. 

Claro que há casos mais graves em que ficam sequelas. Nesse exemplo, não há sequela, mas está dizendo que está próximo de uma. Quando a energia circulou, o corpo se ajustou e o fluxo da saúde retornou. A saúde é uma manifestação do ser, energia vital que emana do ser. 

Isso tudo faz parte desse estudo fino, que é a vida humana nesse planeta. Eu te dei uma dica importante ontem, que é você ver a decepção ou a tristeza como uma mensageira. Que, ao invés de cair na mecanicidade do eu inferior, de sair acusando e procurando um culpado, você pudesse entrar nessa tristeza de forma consciente compreendendo que essa tristeza, no mais profundo, é pelo fato de você não estar sendo amado. 

E esse é um fato desta vida. Muitas vezes você vai experienciar choques de desamor e você pode escolher cair nesse vício de forçar o outro a dar o que ele não tem para te dar – e se frustrar ainda mais, se perdendo na mente – ou você interrompe isso, aceitando que o outro não tem para te dar. Isso dói, mas é uma dor que não fere sua alma, pelo contrário, ela te liberta desse círculo vicioso que faz você carente e dependente. Você força o outro a te amar, o outro não tem amor para te dar e você fica na máscara ou na criança ferida. 

Quando você entra na dor de não estar sendo amado, você rompe e começa a se mover em direção ao ser. E há um caminho para isso. O caminho é a liberação dos sentimentos que vai proporcionando esse apagar dos rastros. Por exemplo, aqui você está sentindo a dor pela sua namorada não estar querendo ficar com você. Isso é verdade, sua namorada não quer ficar com você. Isso aciona essa tristeza, aciona um abandono, o desamparo e uma série de outros sentimentos, mas isso é só a ponta do novelo. Quem é que você está projetando nessa namorada? Quem é em você que está tão fragilizado? Não estou negando que haja um homem machucado. Há um homem machucado! Esse é um elemento da sua personalidade. Mas estou sugerindo que você vá mais fundo, porque sempre que existe repetição é porque tem algo mais fundo. Porque sempre que existe repetição significa que você está reeditando uma ferida infantil na idade adulta. E está claro também que não está fácil olhar para isso, porque você se cega. Há um ponto cego porque talvez doa demais olhar para isso. 

Sugiro que você vá com calma, mas que não interrompa o processo. Nessa fase, sugiro que utilize a oração, dialogando com o Eu divino, para que ele mostre aquilo que ainda está escondido, que venha para o campo aberto, que você possa ver o que não está conseguindo enxergar. Porque é como se você olhasse para trás e não estivesse conseguindo ver os rastros. Quais são os rastros que estão levando você novamente para essa repetição em que de novo você é abandonado, excluído e rejeitado? Se há repetição, há rastro. Isso é matemática psíquica. Não tem como ser diferente. 

Tem algum pontinho que está escondido, tem ainda uma briga com mãe, com pai, com avô. Tem, tem mesmo! Tem uma briga! Ou tem uma briga que você não tem consciência, mas que está passando por você, mas que tem, tem! A gente precisa dar passagem para iluminar isso. Dar passagem para a escuridão para iluminá-la. Tem um demônio precisando de luz, um demônio interno criando sofrimento para se alimentar de sofrimento, porque ele vive disso e está precisando de luz. Mas, para isso, ele precisa vir para a superfície, temos que trazê-lo das profundezas e coloca-lo aqui, em cima na superfície. Estou com você! Vamos continuar o trabalho que está acontecendo!

Tem um perdão querendo nascer. Ele é como uma flor. Em algum momento o sistema está maduro o suficiente e a flor do perdão nasce. Perdão é uma dimensão do amor; é quando você realmente vira a página e pode dizer: “Seja feliz!”. Se você pode deixar o seu passado seguir, você vai deixar a sua namorada seguir também. “Que você possa ser livre! Que você seja livre! Vou te amar aonde quer que você esteja. Vá para ser estrela e brilhe onde quer que você esteja, que eu vou continuar te amando.”

As coisas se transformam, isso não é bom nem mau; apenas as coisas se transformam. Esse é o poder do perdão.

Eu sinto que rezar pelos seus ex-namorados, namoradas, maridos, etc. tem um poder! Isso amplia sua presença, sua capacidade de amar, que é impressionante. É verdade que o perdão é a espada que mais corta. Corta os laços com o sofrimento. 

Esses dias alguém me mandou uma mensagem dizendo assim: “Talvez o outro não mereça meu perdão, mas eu preciso desse perdão para me sentir em paz”. O outro talvez não mereça seu perdão, mas você precisa perdoar para se sentir em paz. Deixa ir, deixa ir! Se você segura o outro, você também está preso. Eu sinto que esse foi o principal ensinamento que recebi desse rio aqui na frente. 

Certa vez estava meditando na beira do rio, eu ouvi a Ganga falar dentro de mim: “Veja como eu estou sempre fluindo. A nada me apego”. Aí entrei em êxtase com o darshan da liberdade da Ganga. Somos levados a acreditar que se a gente amarrar o outro ao pé da cama, nós vamos nos sentir seguros e protegidos. Doce ilusão! Deixa ir, deixa ir! 

Pergunta: Querido Prem Baba, qual o caminho mais fácil e prático para o perdão? Há algo que possa ser praticado até por espíritos que estão no estágio menos evoluído como eu?

Sri Prem Baba: O perdão não é na cabeça, mas no coração. O que você pode fazer é se dedicar para purificar seu coração para que esse perdão floresça. O fruto da purificação do coração é a compreensão, o fruto da compreensão é o perdão e o fruto do perdão é a liberdade. 

Não importa onde esteja, você pode iniciar essa purificação do seu coração. E você começa tomando consciência das suas mágoas e ressentimentos, admitindo sua raiva, admitindo seu desamor, mas sabendo que isso é só uma passagem no processo de cura e purificação. 

Tem outras questões nessa linha vibrando, pedindo para ser compartilhada, trabalhada, mas eu prometi hoje que iria receber todos vocês. Eu volto aqui nessa página do livro da vida. 

Pergunta: Prem Baba, com muita alegria escrevo a ti. Venho do interior da Paraíba, Brasil, para te ver de perto. Tenho uma vida comum. Meu trabalho de assistente social é um presente desafiador, uma escola que me apresenta muitas dúvidas. Trabalho cotidianamente com pessoas que convivem com muito sofrimento. Quero aprender a ajudar essas pessoas que vão ao meu trabalho, cheias de esperança. O que posso fazer? 

Sri Prem Baba: Você pode tornar-se um canal puro do amor divino. Esse amor nutre a alma e realiza milagres. Esse amor puro é do mundo da magia e dos milagres. Ele, esse amor, diz assim: “Aonde não? Por que não?” Para ele tudo é possível. 

Acredite que aquele que está sofrendo - independentemente da classe social, do grau de instrução ou de qualquer questão relacionada à personalidade - quer é mergulhar no lago do amor, mesmo que ele não saiba disso. Ele quer se sentir amparado, quer se sentir protegido e só o amor pode fazer isso. 

À medida que você se torna esse canal, você tem sabedoria de como lidar com as delicadezas da situação de vida que está se manifestando ali, mas eu volto nesse assunto.

 Abençoado seja cada um de vocês. Que possamos saborear a liberdade.                                

Até um próximo encontro. 

NAMASTE.