Blog

Em uma era em que as polaridades são constantemente estimuladas, percebo uma confusão conceitual onde se coloca de um lado as pessoas que estão conscientes da gravidade de tudo o que está se passando no mundo, de todos os problemas e crises que precisam de solução, e de outro lado, as pessoas que buscam o autodesenvolvimento, a espiritualidade e o cultivo da paz.

PLENITUDE É A MÁSCARA DE OXIGÊNIO DE TEMPOS TURBULENTOS

May 3, 2022

Em uma era em que as polaridades são constantemente estimuladas, percebo uma confusão conceitual onde se coloca de um lado as pessoas que estão conscientes da gravidade de tudo o que está se passando no mundo, de todos os problemas e crises que precisam de solução, e de outro lado, as pessoas que buscam o autodesenvolvimento, a espiritualidade e o cultivo da paz. Vejo esse antagonismo como uma distorção, afinal, só é possível contribuir de forma verdadeira para ajudar um mundo necessitado se você primeiramente está em paz consigo mesmo, ou ao menos, buscando um caminho que leve você a esse estado que é sinônimo de plenitude. Da mesma maneira, não é possível estar em plenitude alienando-se da realidade do mundo material.

Chamo de "plenitude" o estado interior de equilíbrio, paz e contentamento que independe do que esteja acontecendo no mundo exterior. Percebo que não é à toa que a transmissão do conteúdo do meu livro "Plenitude - a vida além do medo" tenha chegado no ano de 2020, ano do começo da pandemia da COVID19, que marcou o início desta fase mais apertada no ciclo de transição planetária pela qual estamos passando. Sinto que a compreensão do que é realmente estar em Plenitude e o compromisso no desenvolvimento desse estado de espírito é o que possibilitará a humanidade atravessar essa fase com menos sofrimento desnecessário.

Digo isso, como já disse em outros discursos meus neste ano, não somente baseado na visão espiritual, que confirma essa perspectiva, mas também observando a partir do viés material e todas as evidências que já são mais do que visíveis. Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu venho há muitos anos preparando meus alunos para este momento, para que todos possam atravessar este ciclo da melhor forma possível. Então sinto que é meu dever ajudar você a ter clareza do que está acontecendo e oferecer ferramentas para que você seja um elo nessa corrente de compromisso com a Luz.

Não se pode ignorar as grandes mazelas que assolam o mundo neste momento. Vivemos os resquícios de uma pandemia que ainda não terminou, que trouxe impactos psico-emocionais, sociais e econômicos. Somos influenciados pela frequência de uma guerra na Ucrânia, com potencial de escalada para uma guerra mundial. Colhemos os frutos de uma crise climática causada por nossa inconsciência acumulada que explora os recursos naturais e que não respeita os outros seres, sejam animais, plantas, rios, entre outros. Sentimos os efeitos de fortes crises políticas em diversos países (e no Brasil, neste ano teremos a eleição presidencial que, segundo especialistas, tende a ser a mais tensa da nossa história). Isso para citar somente alguns dos desafios que já estamos enfrentando e que têm um imenso potencial de se agudizar ainda mais nos próximos anos.

Falo isso não para colocar medo, tensão ou culpa em você. Falo para que entenda a necessidade de assumirmos esse compromisso com a busca pela Paz, que começa primeiro dentro de nós para depois refletir externamente. A verdadeira busca pela plenitude nasce de um ego consciente que, observando essa realidade exterior, percebe que a única forma de atravessar esse período e, quem sabe, poder contribuir positivamente para o mundo, é se dedicando para desenvolver o estado de plenitude que não se deixa abalar, não importa o desafio que estiver acontecendo. Em tempos de turbulência como os nossos, quando as máscaras de oxigênio caem, você precisa colocar primeiro em você. 

A matéria principal que a escola da vida está proporcionando na nossa jornada evolutiva neste momento é aprender a viver além do medo: medo da perda, da escassez, da doença e da morte. Quando vamos além do véu do medo, começamos a procurar as respostas para os vazios mais profundos que temos. Aqueles que não se preenchem através das nossas realizações materiais. Vazios que permanecem, independentemente do quanto de dinheiro você tenha acumulado, de quantos amores você tenha vivido, de quantas aventuras você tenha experienciado. Como transcender às angústias, os vazios mais profundos que nos habitam? Como atravessar aqueles lugares que mais nos assustam dentro de nós mesmos? Como encontrar nossa riqueza interior, aquela que nos preenche independentemente do que esteja acontecendo fora de nós?

Lá fora pode estar tudo desabando, mas tem algo aqui dentro que permanece em equilíbrio. Como encontrar isso? Quando entro no campo de energia do coletivo, na mente coletiva, no emocional coletivo, eu vejo que esse momento está exigindo isso de nós. Exigiu de mim e eu fui buscar respostas. E fui buscar respostas também para você, porque eu sei que o Universo está exigindo também. Todas as crises provocam o nosso potencial de alguma maneira. Provocam no sentido de estimular, de ativar o nosso potencial. E nós precisamos de coragem e criatividade para encontrar respostas positivas para todos os desafios que as crises nos trazem. 

Então reforço o meu convite para que você, consciente de tudo o que está acontecendo no mundo, entendendo a forte turbulência que estamos atravessando, não se perca no medo e se comprometa com seus estudos e práticas para se afinar com a plenitude. Compreendendo que isso é possível se você quiser mesmo. Lembre-se: coloque primeiro a máscara de oxigênio em você, esteja seguro e, a partir desse lugar, contribua para o despertar do mundo à sua volta.

*****************

Sabendo da importância e da urgência do estudo da plenitude para os nossos tempos, neste mês de maio, oferecerei na Djagô Academia de Ensinos o Intensivo Plenitude II, nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 10h às 12h. Fica aqui o meu convite para você que também sente a necessidade de ir além.

Djagô Academia de Ensinos

Inscreva-se clicando aqui e faça parte

- Aulas online e ao vivo com Sri Prem Baba todos os meses (Interação direta com ele através de perguntas)
- Possibilidade de participação presencial no Sachcha Mission Ashram
- Acesso a todo conteúdo transmitido por Sri Prem Baba (Intensivos dos livros, talks, satsangs, retiros, aulas gravadas para desbloquear as áreas da vida e muitos outros)
- Clique aqui e veja o calendário previsto para este primeiro semestre de 2022