Blog

O mestre do amor Sri Prem Baba mostra os caminhos para o autoconhecimento, amar e ser livre.

PREM BABA EXPLICA O QUE É PROPÓSITO E COMO SE CONECTAR COM O SEU

September 28, 2020

Sri Prem Baba, em algum momento da nossa jornada aqui no planeta, é natural um questionamento sobre a razão de existir. Afinal, quem já não acordou se perguntando qual o sentido da vida? Por que nascemos? O que realmente nos motiva? Por que isso acontece conosco?

Ao observar o mundo ao nosso redor, percebo que o momento em que começamos a busca pelo autoconhecimento, converge com o momento em que algumas questões passam a ressonar dentro de nós. Esse é o início de uma revolução da consciência, é o início de um redirecionamento da própria vida.

Eventualmente podemos direcionar todos os nossos esforços, recursos e habilidades para fazermos algo no mundo e atendermos às necessidades da sobrevivência. Todavia uma coisa é você fazer para ganhar dinheiro: agradar à sociedade, a família, o entorno ou mesmo para adquirir poder e fama.

“Fazer algo para atender as necessidades de sobrevivência direcionando nossos esforços, recursos e habilidades agradar outras pessoas”

Prem Baba chama essa ação de propósito externo e considera que em algum momento da vida, isso realmente nos motiva.  

Mas tem algum problema a gente querer ganhar dinheiro Prem Baba?

Nenhum problema. Em algum momento, isso é a fonte do nosso entusiasmo. Mas chega uma hora que esse entusiasmo se esgota, a motivação se esvai, porque esse propósito não tem lastro no coração, não tem lastro naquilo que, de fato, você veio aqui para fazer. Em outras palavras: o propósito externo não tem lastro no propósito interno.

Eu sinto que esse descompasso é uma das raízes da angústia existencial e de muitos sintomas destrutivos, como corrupção, ansiedade, depressão e vergonha.  

Talvez o mais grave seja o sentimento de desencaixe, de não pertencimento, que te faz se sentir isolado, solitário. Porque é assim que se sente uma pessoa que está simplesmente realizando o propósito externo para atender as necessidades materiais, sem que isso tenha lastro no coração.

Prem Baba, o senhor pode explicar o que é esse propósito interno? O que é o propósito?

É o propósito de realização que se manifesta quando podemos ser quem de fato somos. É estranho falar dessa maneira, quer dizer que eu não sou quem de fato eu sou? Parece maluco, não? Mas talvez você esteja usando uma falsa identidade e tenha se habituado a ela ao ponto de nem mesmo questioná-la.

Você pode sim identificar os sintomas dessa falsa identidade: são a ansiedade, o sentimento de desorientação, a angústia contínua, uma tristeza que você não sabe explicar, aquela impressão de se sentir um estranho no ninho.

Esses são os sintomas de que você está usando um RG que não é seu de fato. Portanto, quando você pode então rasgar essa falsa identidade, e manifestar a verdade de quem é você, o propósito se manifesta. Ele é um programa da sua alma, é como um perfume que é espargido naturalmente.

“A ansiedade, a angústia contínua, uma tristeza que você não sabe explicar, aquela impressão de se sentir um estranho no ninho. São os sintomas de que você está usando uma identidade que não é sua”

Prem Baba entende que você pode por um ponto final ao seu propósito ilegítimo.

Sri Prem Baba o senhor quer dizer que todos nós já temos um propósito pré-programado dentro de nós? Como se já tivéssemos nascido com ele?

Vou explicar melhor. A criança quando chega nesse mundo é espontânea e livre. Ela manifesta muitas fragrâncias do ser que ela é. Ela confia, ela ama, pega na mão dos pais e vai sem saber para onde está sendo levada porque ela confia.

A criança pode ser ela mesma porque ainda não foi contaminada pela vergonha ou pelo medo. Desde o começo, ela traz notícias do seu propósito, falando do que deseja ser quando crescer, dos seus heróis, das pessoas que admira. São sinais, coordenadas colocadas no GPS, no caminho a ser trilhado aqui nessa vida.

Muito cedo, porém, essa criança aprende a ter medo, a sentir ciúmes, a ser possessiva. Ela começa a construir um falso eu, começa a se desconectar da essência de quem ela é de fato. Eventualmente ela esquece desses primeiros inputs, dessas primeiras sinalizações do que ela veio fazer aqui.

Mas, Prem Baba, muitas vezes são os próprios pais que por falta de condições desmancham esses sonhos.

Sim, às vezes o entorno não favorece, a criança acaba ouvindo que o que ela deseja é muito difícil, talvez não seja possível, talvez seja somente uma fantasia, um sonho. Posteriormente seu direcionamento do caminho acaba se esvaindo e sendo encoberto por outras crenças de quem está ao redor, aquilo que elas acreditam que seja realmente importante e necessário para aquela criança sobreviver onde vivem.

Então ela acaba acreditando que, para ser feliz, ela precisa fazer determinadas coisas, ter determinadas coisas. Eventualmente acaba adquirindo habilidades, criando um repertório para fazer essas coisas que o mundo espera dela.

Em resumo, muitas vezes, o que a criança acaba se tornando ou fazendo no mundo, não tem absolutamente nada a ver com aquilo que realmente ela é, e que de fato veio fazer no mundo.

A criança tem que estar livre para crescer e para entregar os presentes e a sabedoria que ela trouxe, assim como seus dons e talentos. Para isso, precisaremos libertá-la do cativeiro da mente condicionada, que eu Prem Baba chamo de falsa identidade.

Precisaremos ter a coragem de promover uma mudança de paradigma interior, nos libertando de um sistema de crenças limitantes que têm seu fundamento no medo. Em princípio é o medo que faz com que estejamos focados somente no propósito externo. Em algum momento, mesmo tremendo dos pés à cabeça, precisaremos encarar esse medo.

“O medo que faz com que estejamos focados somente no propósito externo. Em algum momento, mesmo tremendo dos pés à cabeça, precisaremos encarar esse medo”

Para Prem Baba esse é um ponto fundamental para o autoconhecimento e para ser livre.

Como a pessoa percebe que está desconectada do propósito original Prem Baba?

Quanto maior a distância entre o propósito externo e o interno, mais intensos serão os sintomas negativos, maior a ansiedade e angústia. Por consequência às vezes isso acaba também desencadeando doenças físicas e uma série de outros problemas, que são sintomas dessa desconexão com o propósito.

Por exemplo: imagine uma macieira que não pode dar maçãs, uma macieira que está tentando a todo custo dar abacates. Tenho certeza que não vai ser fácil a vida dessa macieira. Imagine o sol que nasce com alguma intenção diferente de iluminar ou de aquecer. A água que está querendo fazer alguma coisa no mundo diferente de saciar a sede.

É a mesma coisa para o ser humano. Se você veio para fazer pipoca e você estiver cuidando de um jardim, talvez você tenha problemas. Ou uma bailarina trabalhando em um escritório.

Não orna, não combina. Vale o mesmo para uma pessoa que veio com o objetivo de administrar uma empresa e está tentando ser um ator. O conflito está armado.

Prem Baba, existe uma forma de saber que estamos prontos para buscar nosso propósito?

Estamos falando de uma mudança de identidade. Será que você é mesmo a sua história? Será que você é o seu nome?

A sua história talvez seja a fonte da sua angústia e é bem provável que você não a aguente mais: às vezes sou o mocinho, às vezes sou o vilão, às vezes sou a vítima.

Quem é você além dessa história que você criou a seu respeito? Eu Prem Baba também me faço esse questionamento. Nesse sentido questionar tem sua função no jogo, é útil até um determinado estágio. Assim como tudo bem você fazer as coisas apenas para sobreviver até um momento da vida.

Por outro lado, chega uma hora em que você entra nessa bendita crise. Eu disse bendita porque essa é a hora da virada. O momento de resgatar a criança interior, o programa da sua alma, e entrar em contato com aquilo que de fato você veio fazer aqui nesse mundo.

Antes de tudo todo ser humano nasce com um propósito bem definido. Entretanto, muitas vezes, esse propósito pode estar completamente esquecido. Eu Prem Baba creio que o propósito só se manifesta quando você pode ser você mesmo. Porque, ao desvendar o propósito, você desvendará a si mesmo.

Estou falando de autorrealização. Eu acredito que nós sejamos uma manifestação do amor divino, um amor que não quer absolutamente nada em troca. Enquanto você não sentir esse amor incondicional, você está longe da sua verdadeira identidade e deve continuar o processo de autoavaliação.

Quanto mais condicional for o seu amor, mais identificado você estará com a falsa identidade, e, consequentemente, mais distante do seu propósito.

Sri Prem Baba o senhor pode explicar melhor a ligação de amor incondicional e o propósito?

Para mim Prem Baba o propósito está intimamente relacionado com essa capacidade de amar incondicionalmente. Porque esse programa de realização da alma, é como um raio de construção e sempre se manifesta em prol do bem comum, para unir e facilitar a jornada de todos.

É uma manifestação do amor incondicional, através da qual você ganha uma particularidade, que se expressa de uma forma única por entre seus dons e talentos. Quando você começa a se inquietar com perguntas existenciais e o processo de desvendamento do propósito ou do amor tem início, começa o processo de resgate.

São lembranças e visões que trazem para você uma síntese a respeito do seu propósito no mundo. Talvez este seja um dos momentos mais belos da existência humana, o alinhamento com o caminho do coração. O início da conexão do propósito externo e o propósito interno.

Você pode manifestar o propósito interno, externamente, e ainda através disso ter as suas necessidades atendidas. Assim você aciona o fluxo da prosperidade, da abundância e erradica do seu sistema, do seu corpo, da mente e da alma, o medo da escassez.

De fato, você terá realmente iniciado a sua ascensão. A criança que te habita, começará a se desenvolver e ir em direção até onde ela pode chegar.

Prem Baba, o senhor pode nos dar um roteiro de como começar essa jornada em busca do propósito?

Uma forma simples, mas muito poderosa de iniciar esse processo de autoavaliação e de desvendamento do propósito é fazer uma pergunta para si mesmo:

Se eu não tivesse que me preocupar com dinheiro e não tivesse que agradar ninguém, o que eu faria?

Compreenda bem, eu Prem Baba, não estou dizendo para você ser inconsequente, ou irresponsável e largar tudo para ir fazer artesanato e vender na praia. Ou mesmo pegar todas as economias e abrir uma pousada para realizar o seu sonho. Você até pode fazer isso, mas ainda não.

Nesse momento, estou sugerindo que você comece a mapear, a fazer um diagnóstico da sua vida. Veja o que você faria se não estivesse tão preocupado com a subsistência. Analise as diversas áreas da sua vida e reconheça aquilo que você gostaria que fosse diferente. Procure identificar o que você sente que está te perturbando, detecte aquilo que é uma fonte de angústia, o que você gostaria que fosse de outra maneira, mas não está conseguindo fazer.

Depois, descubra qual é o seu sonho, o que você gostaria de fazer. Paralelamente, permita-se lembrar da sua infância, especialmente de momentos felizes. Tente recordar de momentos onde você podia ser você mesmo e busque lembrar-se do que você queria ser quando crescesse. Quais eram as pessoas que você admirava, os seus heróis? Então veja se isso de alguma maneira se relaciona com seus objetivos e desejos atuais.

Mas qual a conexão das lembranças da infância com o que a gente gostaria de estar fazendo, Prem Baba?

Existe sim uma conexão. Você vai se reconectar com essa fonte de inspiração que contém o programa de realização, o propósito, que é a fonte da motivação. Daí, você começará identificar aquilo que te impede de realizar o que te entusiasma.

Inevitavelmente, você entrará em contato com limitações, com crenças e vozes dentro de você. Pequenos ruídos que dizem que não pode fazer aquilo que gostaria de fazer. Estes são os “nãos” interiores. Ao identificar o desejo de seguir para uma direção, você se percebe limitado e impedido de seguir. Às vezes, você se percebe até indo na direção oposta.

São contradições internas. Tem um “sim” que deseja se mover em direção àquele lugar que abre o seu coração, que te enche de alegria e entusiasmo, que te dá um calor, te arrepia.

Mas tem um “não” que te leva à direção oposta por conta das crenças que você carrega, de programações feitas ao longo da vida. Certamente, após identificar essas vozes, você iniciará o processo de cura, de transformação dos “nãos”, até que você possa dar passagem para o “sim”.

Gradualmente, com autoconhecimento, fazemos com que esse sonho seja autossuficiente para atender as necessidades materiais, para que ele possa se transformar em fonte de prosperidade e abundância. No entanto, quando colocamos a necessidade de ganhar dinheiro na frente, acabamos ocultando o nosso motivador.

Por isso, para mim Prem Baba, o primeiro passo é: começar o questionamento pensando onde você estaria se não precisasse atender essas vozes, ganhar dinheiro e lutar pela sobrevivência? Este é o início do desvendamento do propósito.

Prem Baba, quando estamos nesse processo de busca do propósito, o que vale mais a razão ou a intuição devemos ouvir a nossa intuição?

Dar passagem para o propósito significa ser guiado pela intuição. Você se vale da razão, você se vale de conhecimentos técnicos, se vale de todo repertório da mente, mas quem te guia é a intuição, pois ela conhece o caminho da realização.

Em algum momento você vai aprender a confiar até mais na intuição do que na razão. Ao seguir a intuição, inevitavelmente nos deparamos com desafios. Então é importante, estarmos conscientes disso.

Às vezes, você até se surpreende com a dimensão dos desafios, a ponto de acreditar que cometeu um enorme erro ao seguir a sua intuição. Mas acredite: esses desafios são lugares de purificação e de aprendizado e vão contribuir para sua evolução. É natural que em alguns lugares dessa jornada você sinta medo e dúvida, você vai precisar lidar com isso.

Quero exemplificar com a história de um rapaz que, ao desvendar o propósito e ouvir sua intuição, entendeu que precisava largar tudo, vendeu o que ele tinha e viajou para uma cidade distante. Quando ele chegou nessa cidade, foi roubado, levaram todos seus pertences e valores. Ele entrou em uma profunda crise de confiança, começou a questionar integralmente seus valores e descobertas, entrou em um vale de ceticismo. Porque ele não tinha nada, teve que dormir em um banco de uma praça pública e mendigar alimento. Posteriormente conseguiu emprego para lavar pratos em um restaurante. Foi então que conheceu a pessoa por quem se apaixonou e casou. O que eu quis exemplificar aqui é que você não, não tem como controlar o processo.

Mas é muito difícil essa sensação de não ter o controle das coisas. Como conviver com isso Sri Prem Baba?

O jeito é continuar se permitindo ser guiado pela intuição e: gradualmente ir purificando o que tem que ser purificado, aprendendo o que precisa ser aprendido e corrigindo o que precisa ser corrigido.

Quando a intuição se manifesta, traz uma sensação corporal de abertura, a energia cresce, você sente a expansão, o coração se abre. Pode-se sentir ainda entusiasmo e motivação. Quando entra a mente condicionada, sente-se o oposto, é uma contração. É o ego: ele traz dúvidas e a energia se recolhe.

Eu Prem Baba sinto que essa inspiração inicial, essa liderança intuitiva, sempre traz abertura. Ela faz com que você se sinta inteiro, encaixado mesmo que esse movimento depois gere algum desencaixe. Isso faz parte do processo de purificação, de aprendizado.

A realização do propósito tem o objetivo de expandir a consciência e para isso é necessário se libertar dos fantasmas, do sistema de crenças limitantes. É necessário se libertar de muita coisa que você acredita ser você, mas que, na verdade, não é.

Como eu já disse, seguir a intuição não significa não ter desafios. Você terá desencaixes, e é neste ponto que entra a dúvida. Serão muitas paradas, a partir das quais seu GPS será recalibrado para seguir viagem. Tudo faz parte do processo para o autoconhecimento do propósito e como se conectar com o seu Eu.

Prem Baba, voltando ao exemplo do rapaz, como fazer para perder o medo da escassez, da falta de dinheiro?

O medo da escassez está tão profundamente enraizado na mente humana, no sistema nervoso, em nosso DNA e em nossas células. São milênios vivendo sob o domínio do medo da escassez. É natural que você esteja sentindo esse medo mesmo quando tudo prospera ao seu redor, quando tudo está fluindo maravilhosamente.

É preciso um trabalho de reprogramação mental para extirpar o medo do seu sistema e partir rumo ao autoconhecimento do propósito. Para isso é preciso identificar as raízes desse medo dentro de você, e isso normalmente está relacionado à sua história de vida.

Apesar de a escassez ser um fenômeno coletivo, ele se manifesta individualmente através de choques vividos durante o processo de desenvolvimento. A criança livre e espontânea, em algum momento, experimentou um choque e perdeu a confiança, perdeu o chão. Nesse momento, ela rompeu com a essência e se desconectou daquilo que ela é, e o medo foi instalado em seu sistema.

No princípio ele é um medo genérico, mas gradualmente ele vai ganhando os “inputs” de: não pode confiar em ninguém, de que as coisas vão faltar, de que se você está rindo muito hoje, vai chorar amanhã, e por aí vai.

É preciso que você mapeie esses momentos dentro da sua história e identifique essas vozes, que sabotam o autoconhecimento. Note que são apenas vozes, que vibram na mesma frequência da escuridão e a escuridão não tem existência própria. A escuridão é a ausência da luz. Quando está escuro você acende a luz e a escuridão desaparece, mas, primeiro, precisa identificar a escuridão e, nessa altura você acende a luz. Essas vozes são fantasmas, criações mentais, não são reais. Então você se liberta em busca do autoconhecimento, do propósito e de se conectar com o seu Eu.

Sustentar a prosperidade, o prazer e o bom é o maior desafio do ser humano neste planeta. É o maior desafio, mas é possível. Estamos aqui justamente porque acreditamos nessa possibilidade.

Como saber que estamos no rumo certo Sri Prem Baba?

Primeiramente acho importante dizer que a busca do autoconhecimento e do propósito está sempre relacionada com inovação. Por mais clássico e tradicional que seja aquilo que você venha a fazer, sempre vai ter uma particularidade de inovação.

Quando você se conecta com o propósito e você entende que se a sua destinação é vir fazer pipoca, essa pipoca vai ter algo único, algo novo que vai contribuir para ordem cósmica, que contribui para a evolução da espécie humana.

Dito isso, é preciso se libertar dessa ideia do que é certo e do que é errado, e se permitir seguir o fluxo. O autoconhecimento espiritual é fundamental até um certo ponto, mas chega uma hora que ele também pode intoxicar. Neste ponto você vai ter que se libertar para transformar conhecimento em sabedoria através da experiência. Se eu Prem Baba pudesse lhe fazer uma sugestão ao final desta conversa seria: não perca tempo pensado se está certo ou errado. Permita-se, permita-se viver essa experiência.

Pode ser ainda que você esteja em outro momento e esta seja a ocasião para abrir outra página no livro da vida. Afinal a vida são relacionamentos e é através deles que nos aprofundamos em nós mesmos. Você pode ler mais sobre isto clicando aqui!