Blog

Prem Baba ensina e reflete sobre os desafios do que chama de o novo casamento

PREM BABA FALA SOBRE: A VERDADE SOBRE SI MESMO RUMO AO RELACIONAMENTO VERDADEIRO

November 3, 2020

Para Prem Baba relacionamento é um quadrante da vida onde temos a chance de purificar aspectos do ego e, com isso, seguirmos viagem rumo às estrelas. Ademais, precisamos compreender que o aprendizado que se dá na esfera dos relacionamentos é o aprendizado da vida como um todo. Contudo, antes de manifestar plenamente o amor divino, se faz necessário passar pelas alegrias e misérias do amor humano. Prem Baba mostra o caminho:

Quando estava escrevendo o livro “Amar e ser Livre”, antes de chegar nesse título, minha intenção era chamá-lo de “O novo casamento”. Depois fui inspirado a mudar o título para “Amar e ser Livre”, as bases para uma nova sociedade”. Pois o texto diz respeito a forjar os alicerces de uma nova maneira de se relacionar intimamente com o parceiro. Surpreendentemente, para mim Prem Baba, a ideia de abordá-lo como novo casamento vem da urgência que sinto em ressignificar esse núcleo da sociedade. Portanto, podemos partir do casamento para a família, e da família de volta para a sociedade. Dentro dessa urgência que vejo, a primeira coisa a ser feita é a inclusão de valores na relação. Inegavelmente o primeiro deles é a verdade.

Note que eu, Prem Baba, falo de um relacionamento onde exista transparência, sem segredos de maneira alguma, onde haja intimidade. Sendo assim, um relacionamento onde se tenha a liberdade para ser você mesmo e real disposição para acolher o outro do jeito que ele é. Um relacionamento em que exista disposição para a revelação de quem é você e disposição para acolher a revelação do outro. No meu entender, isso é intimidade, permitir-se ser tocado no seu núcleo.

Quando existir uma turbulência na relação, quando a consciência se rebaixar e entrar em conflito, ao invés de cair no jogo de acusações e procurar um culpado, o ideal é os dois juntos procurarem a origem do conflito. Posteriormente a esta ação, ambos estarão verdadeiramente abertos para assumir responsabilidades pelas suas falhas. Sendo assim, juntos aprenderão a reconhecer imperfeições e terão a coragem de admiti-las.

PREM BABA: SE VOCÊ ALIMENTA MENTIRAS, ENSINA SEUS FILHOS A MENTIR

Para esclarecer este ponto eu Prem Baba sugiro um certo de raciocínio. Antes de mais nada, observe que estamos falando de um movimento que sai da superfície para o centro, um movimento que parte da máscara para o ser. Esta não é uma ação fácil de ser identificada. Para isso, se faz necessário um profundo amor porque esse movimento do falso para o real pode ser muito desafiador.

Aliás, o que sustenta a máscara, que é um fingir ser, é justamente o medo. Esse medo é o medo de não ser amado, de decepcionar, de perder, se magoar, etc. Porém perceba que, se você não tem disposição para desfazer-se dessas máscaras e continua alimentando as mentiras, você vai ensinar os seus filhos a mentir. Certamente dessa maneira vamos reproduzir o padrão na sociedade porque a criança aprende através do exemplo.

Eu Prem Baba posso falar para uma criança tudo o que penso, mas ela vai formar o caráter e a personalidade com base nos exemplos que está vendo, que está vivenciando. Portanto, você pode falar da importância de amar uns aos outros e de ser honesto, mas se a criança vê outra coisa no dia a dia, se convive com os pais mentindo um para o outro, portanto, ferindo um ao outro, é isso que ela vai assimilar.

Inegavelmente a criança nasce amando, livre, confiando, mas, aos poucos, ela vai aprendendo a sentir ciúme, a ser possessiva e a brigar. Onde ela aprende isso?  Quando você começa a enxergar isso, constata que ver a verdade requer coragem. Cada um vai ao seu tempo. Cada um sabe onde o calo aperta.

Portanto, há de chegar um momento em que você se sentirá intoxicado pela mentira. Essa mentira a que me refiro é a mentira sutil, aquela que você nem percebe, porque se trata de um autoengano. Tem certos aspectos da realidade que estavam fora da sua visão e que, agora, você passa a ver.

Às vezes me perguntam, como guru espiritual, como lidar com isso que você está enxergando e não via antes, sem interferir na alegria e na confiança? Eu não posso lhe garantir um caminho preciso para isso. Na verdade, não existem garantias. Quando a verdade começa a emergir, é inevitável que o relacionamento passe por turbulências. Sendo assim, a confiança e a alegria da relação podem ser balançadas. Porque, uma vez identificada a mentira, você se sente traído e enganado; e também se sente traindo e enganando. A tentativa é de se comprometer com a transparência, com a integridade e a verdade, mas não é tão simples assim.  É incrível como não é tão simples ser verdadeiro e espontâneo.

Em algum momento, nos perdemos dentro de nós mesmos, nos desconectamos dessa espontaneidade.  Perdemos a conexão com a essência e passamos a usar um escudo, uma armadura, que são essas máscaras de um fingir ser. O tempo vai passando até que você passa a acreditar que é essa máscara, não tem mais referências de quem é você. Mas de alguma maneira isso vai gerando angústias que nos colocam no movimento em direção à verdade.

Como guru espiritual sinto que o que pode realmente ajudar é a disposição de ter bons diálogos, de acolher a si mesmo e de acolher o outro. Em um relacionamento, essa travessia do falso para o ser nós mesmos, da máscara para o real, é como entrar em uma floresta escura. Se há amor, consciência de parceria e amizade, então um dá a mão para o outro e atravessam juntos essa noite escura, até que possam chegar ao outro lado ainda conectados com o Eros, com o amor e sexo.

PREM BABA DIZ QUE O PARCEIRO É A UNIÃO DO MASCULINO E FEMININO DENTRO DE NÓS

Como guru espiritual costumo notar alguns pontos que considero importante. Primeiramente, pense comigo: por alguma razão, você nasceu neste ciclo do tempo em que estamos vivendo uma transição, uma expansão de consciência. Você não aceita mais a velha forma de viver, mas ainda não tem tanta coragem para dar passagem para algo novo. Até reconhece a importância da honestidade, da transparência, do respeito, mas ainda não completou a sua transição do medo para a confiança. Você age e se relaciona a partir do medo. Toda a mentira tem base no medo. É por isso que eu Prem Baba digo que o principal desafio é erradicar o medo da alma.

Se você estiver consciente da importância de se desfazer das suas máscaras e das suas mentiras, esse processo poderá ser maravilhoso. Você começa a reconhecer o quanto viver, na verdade, te permite transitar para a experiência do prazer positivamente orientado (que é o prazer na alegria de estar junto, na amizade e no companheirismo). Sobretudo, não mais do prazer negativamente orientado (que é o prazer em rejeitar, ser rejeitado e no sadomasoquismo). Vale ressaltar que Eros é um aspecto da consciência que se move em direção à fusão, que se move em direção à experiência da unidade, ou seja, à experiência do amor e do erotismo, porque é o amor que funde, que une.

Mas nem sempre Eros realiza a meta de atingir a unidade ou amor puro. Às vezes, é necessário purificar aspectos sombrios da personalidade que são ativados automaticamente quando a experiência do amor se manifesta.  Explicando melhor: quando o amor e o erotismo na existência acorda em você, e deseja se unir à alguém, é inevitável que traga à superfície vários aspectos que estavam escondidos.

Na verdade, olhando mais profundamente, essa fusão com o outro é simbólica - o outro é um instrumento para a experiência da unidade dentro de você. Em última instância, o feminino ou o masculino que você busca fora são o masculino e o feminino que se encontram dentro de você.  O seu parceiro (a) é parte dessa iniciação espiritual que tem por objetivo promover a união do masculino e feminino dentro de você, e para isso acontecer, primeiro você tem que limpar o porão.

Como eu já escrevi aqui, tudo tem o seu tempo. Se isso ainda não é possível para você, siga o caminho das pedras no seu passo. Tenha coragem de encarar os seus medos, sendo o principal deles o de não ser amado. O medo de ser você mesmo e ser rejeitado pelo outro.  Lembre-se: onde há medo, não existe amor, porque o medo é a antítese do amor. O amor se nutre de confiança e liberdade.

Um passo importante para essa libertação que tanto queremos e que eu como guru espiritual desejo a todos é não julgar pessoas pelas aparências. Falo um pouco mais sobre tema e você pode ler ao clicar neste link.

* Créditos das imagens: Adriana Bittar