Blog

O mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba ensina a lidar com os erros, a culpa, e ter paciência para aguardar o perdão.

SRI PREM BABA FALA SOBRE KARMA E COMO DISSOLVÊ-LO

December 28, 2020

A princípio, a maioria das pessoas conhece alguma história sobre rixas e desavenças que se prolongaram em famílias por muitas gerações. Frequentemente os envolvidos não distinguem o motivo do início da contenda. É usual que esse comportamento seja como uma onda que vai de pai para filho.

Em primeiro lugar, Sri Prem Baba, que sempre foi um estudioso profundo dos mistérios da vida, explica que karma é uma palavra em sânscrito que diz respeito a uma lei inexorável, uma lei de causa e efeito.

“Todo efeito tem uma causa e toda causa tem um efeito. Tendo realizado a causa, temos que lidar com as consequências dos efeitos, que são como ondas que se propagam. Constantemente, essa ação se propaga por gerações, mas, quando alguém dentro dessa corrente acorda, é aí que começa a dissolver-se esse nódulo kármico”, ressalta Prem Baba  

Quando uma pessoa acorda, é esperado que se estabeleça uma cura. Porém, não é possível determinar quando essa cura se completará. “A cura é Deus quem dá, quando estamos suficientemente maduros. É quando o ser pode romper as camadas de condicionamento”, afirma Prem Baba.

“Porque Deus é esse eu interior mais profundo. Deus é o ser. É o seu eu maior. Em suma, é o eu maior que dá a cura, quando ele pode romper as capas que o encobrem, que são essas capas de condicionamentos.”

Todavia, vale a pena uma pequena reflexão aqui: não aprendemos a amar, porque amor é uma expressão do ser. “O que você aprendeu foi a odiar. Então, você vai desaprender a odiar para poder novamente ser espontâneo, desprendido, natural”, diz Prem Baba.

“A sua natureza ama, porém esse processo de aprender a odiar às vezes é enraizado no seu corpo mental e no físico, nas suas células. Quando se acorda, pode irradiar esse amor puro. Então, esse amor vai lavando essas marcas, lavando, lavando, lavando até que uma hora lava tudo.”

SRI PREM BABA DIZ QUE UMA VIDA DE AMOR NÃO BASTA PARA DISSOLVER KARMAS

Eventualmente, uma vida de amor não é suficiente para dissolver tudo, existe um tempo para isso acontecer. “Depende do enraizamento, do condicionamento, ou das capas que encobrem o ser. Depende do enraizamento do ódio, do medo, da vingança, das mágoas, dos ressentimentos. Às vezes, esses sentimentos e condicionamentos são tão profundos que mesmo que esteja recebendo muito amor, banhos e banhos de amor, não é suficiente para lavar”, admite Prem Baba.

“Mas é um processo. Se a pessoa está no caminho de cura, em algum momento essa cura vai se completar. Não se deve ter ansiedade em relação a isso, por mais desafiador que seja você ver um familiar sofrendo por conta de consequências das quais você foi um dos cocriadores. Anteriormente, você estava adormecido. Sonhando um sonho de egoísmo.”

A graça do guru espiritual Sri Prem Baba pode dissolver determinados karmas. Todavia, Prem Baba alerta que alguns desses karmas a pessoa precisa atravessar, porque o karma significa uma dívida de aprendizado.

“Tem um aprendizado aí para ser experienciado. Alguns dos maus karmas o guru espiritual retira, segundo a lei permite – a lei do amor. Porém, às vezes, tem coisas que você tem que passar para purificar, para aprender, para integrar”, ensina Prem Baba.

“Tem passagens que são difíceis mesmo. Você tem que ter paciência e humildade.”

Prem Baba gosta de lembrar uma frase que o marcou: não apresse o rio, ele corre sozinho.

“Você acabou de tomar consciência dos seus equívocos, e já quer que tudo se resolva? Então é possível que ainda tenha um traço de egoísmo aí. Você quer ficar livre da sua culpa. Te tira o sono reconhecer o mal que você fez. A culpa aperta, é um veneno que mata lentamente e vai tirando a alegria da vida. Quer que te perdoem logo, mais isso não é possível já.”

Assim como na natureza, tudo tem o seu tempo. Esses ciclos, quando iniciados, têm um tempo. O que nós estamos fazendo aqui é acelerar o processo na velocidade máxima.

“Mais do que isso não dá porque você se machuca, explode. Você pira, surta, porque a consciência não acompanha”, explica Prem Baba.

“Eu sinto que, a essas alturas, é estender os braços para o céu e agradecer. Ok, cheguei até aqui. Estou acordando, estou reconhecendo os meus erros. Agora vamos indo, pouco a pouco.”

Dessa forma, o guru Prem Baba destaca que, por mais que o ódio que tenha sido construído seja como um dique, o amor é como a água. “Você já ouviu falar que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. É verdade! O amor tem a qualidade da água. No entanto, deve se ter paciência, e talvez você receba uns nãos, porque foi criado um karma, o condicionamento foi instalado. Como resultado, você começou a acordar esse amor, mas ainda tem suas deficiências”, diz Prem Baba.

“Se você está entendendo que tudo isso faz parte do jogo e se você quer realmente ir além desse círculo vicioso, você tem que ter paciência, perseverança.”

Para entender melhor sobre o karma e suas consequências, sugiro a leitura deste outro texto, em que o mestre do amor Sri Prem Baba fala que “inegavelmente cada ação produz uma reação e os desdobramentos são infinitos”.  Leia aqui!