Satsangs

Prem Baba transmite seus ensinamentos ao redor do mundo, por meio de encontros presenciais e virtuais.

Nessa sessão você encontrará alguns de seus “satsangs”(palavra Hindi que pode ser interpretada como palestra) descritos.

Você pode filtrar por palavras chave ou temas e acessar o conteúdo transcrito.

Nunca é Tarde para a Verdade que Ilumina o Amor
A possibilidade do milagre está aqui e agora, portanto, coloque sua energia no momento presente. Você se liberta do passado se harmonizando com ele. Se estiver livre da ideia de que tem inimigos estará livre do passado e o caminho para a ascensão estará aberto. Não se preocupe com o tempo. A bênção do darshan do mestre espiritual é segurança de que a liberação está garantida, embora não se saiba quando. Três passos para se libertar do passado – tomar consciência de que existem nãos para a vida, perceber que é você quem escolhe dizer não; identificar a razão por que você escolhe ir contra o fluxo da vida e se está pronto para renunciar ao prazer negativo. A gratidão abre os portais mágicos da ascensão espiritual. A gratidão pode ser estimulada diretamente. Alegria no coração é sinal de que nossas preces estão sendo atendidas.
Sachcha Dham Ashram, Rishikesh - Índia
14/3/2017

Sri Prem Baba: Eu o convido a fechar os olhos e se recolher por um instante em silêncio. Coloque a atenção no fluxo da respiração e permita-se descansar na calma do seu coração, de onde você testemunha passivamente o fluxo da impermanência. Permaneça no silêncio por um instante. Quando sentir vontade, abra os olhos para que possamos continuar a nossa jornada.

Pergunta: Querido Baba, eu tenho 65 anos e apenas depois de te conhecer, há 5 anos, é que comecei a ter vislumbres da verdade. Depois do ABC 1 e do ABC 2, eu vejo o meu não e várias faces da minha sombra. Eu estou mais e mais entregue a você, mas vejo que o meu caminho para a liberdade é ainda muito longo e cheio de desafios. Será que já é demasiado tarde para eu me libertar e viver o meu propósito em sua totalidade? 

Prem Baba: Nunca é tarde para a verdade que ilumina o amor. Embora você esteja surpreso com as descobertas da dimensão do não que te habita e toda a teia kármica que o sustenta, você também está em um campo de prece onde muitos milagres ocorrem. 

Para Deus, tudo é possível. Chega um momento em que o trabalho é somente se render e deixar que o fluxo da existência te conduza. Você já está percebendo isso e pode perceber inclusive que o que te impede de realizar essa rendição é um aspecto desse não. Eu sugiro que você não brigue com isso, não se preocupe com o futuro. 

Compreendo que talvez fosse mais confortável ter uma garantia de que sua liberação ocorrerá, mas não é possível ter essa garantia. Não é possível determinar quando uma semente irá germinar, brotar, dar flores e frutos. 

E, no caso dos frutos da consciência, eu sugiro que realmente não se preocupe com a colheita, porque tudo o que você precisa só poderá brotar da presença. A possibilidade do milagre está aqui e agora. Portanto, eu sugiro que você coloque sua energia no momento presente. Concentre-se em fazer aquilo que você já tem consciência de que precisa ser feito. 

Por exemplo: se você tomou consciência dos nãos e de sombras profundas no seu sistema (o que se traduz em auto-ódio, autopunição, pactos de vingança e culpa, o que gera medo e ódio, entre outros desdobramentos) é porque você está identificado com a sua história. E o que sustenta a identificação com a sua história são contas abertas, ou seja, sentimentos suprimidos, principalmente mágoas e ressentimentos. Portanto, minha sugestão é que você foque a sua atenção na libertação do passado. E você só se libertará do passado se harmonizando com ele.

Há pouco tempo, eu lhe fiz uma pergunta: se você fosse deixar o seu corpo daqui a 5 dias, o que você faria com esse tempo? Sugiro que você se faça essa pergunta e que inclua na sua lista de ações a reparação das suas relações. 

Somente quando pode reparar todas as suas relações, você pode ir embora com o coração limpo. Limpo, especialmente, da ideia de que você tem inimigos. 

Se puder estar firme na certeza de que não tem inimigos, se puder instalar no seu coração essa dimensão do amor - que é a fraternidade e a amizade sincera com todos - você estará livre do passado. 

Você não estará mais projetando o passado nas pessoas ao seu redor e, assim, o caminho da morada sagrada estará desimpedido e a ascensão será natural. 

Você está se dedicando a essa tarefa e o trabalho está acontecendo para você. Eu sugiro apenas que remova da sua mente essa ideia de que é tarde demais para você, por que isso te faz ficar preso na mente e no fluxo psicológico do tempo. Não importa se você se libertará, nem se verá o seu propósito realizado na sua totalidade. O que importa é estar no movimento. 

Se você foi abençoada com o dharshan do mestre espiritual, sua liberação está garantida. Repito: não é possível prever quando a semente dará frutos, ou seja, não é possível prever quando a liberação acontecerá, mas é possível prever que ela acontecerá. Liberte-se de expectativas, liberte-se da comparação. Hoje, a expectativa e a comparação são seus obstáculos. 

O seu corpo tem 65 anos, mas quantos anos você tem? 

É verdade que, para completar o ciclo de maturação, que culmina na liberação, faz-se necessário ter um sistema nervoso saudável. Para experienciar o céu na terra, faz-se necessário ter um sistema nervoso íntegro. Se o seu sistema nervoso estiver íntegro e saudável, é possível experimentar o céu na terra, ainda nesta vida. 

E, mesmo se o sistema nervoso não estiver completamente saudável e íntegro, mas a bênção do mestre lhe tocou, a sua liberação está próxima. No máximo, três vidas. No máximo! 

Mas não se preocupe com o tempo, pois ele é uma ilusão. Apenas dê o seu melhor para a aventura de transformar os seus nãos. O melhor que você pode fazer por si mesmo é ter consciência de que você está dizendo não. Tomar consciência de que existem nãos para a vida dentro de si mesmo – não para o amor, para a saúde, para a prosperidade – é uma grande conquista. 

A maioria dos seres humanos está adormecida, sonhando o sonho da vítima, presa no jogo de acusações procurando culpados para a sua infelicidade. Então, se você tomou consciência de que, dentro de si mesmo, existem nãos para aquilo que tanto deseja, você já iniciou o desencantamento, você já começou a se desidentificar do não. Esse é o começo e se faz necessário dar mais um passo. 

O primeiro passo é tomar consciência de que existem sentimentos negativos passando por você. Esses nãos se manifestam como ciúme, inveja, possessividade, obstinação e todas as formas de autodestruição. Tomar consciência disso tudo ainda não é suficiente, porque você ainda pode cair na armadilha de acreditar ser uma vítima. Você ainda é tomado por impulsos inconscientes. 

Então, o próximo passo é conseguir perceber que é você quem está escolhendo dizer não. Por mais que exista uma rede kármica dando sustentação, existe a intencionalidade em ficar isolado, separado. Você insiste em querer brigar e em ter dificuldades para chamar atenção. E quando percebe que está escolhendo fazer isso, você começa a se liberar desse karma. Ao identificar a intencionalidade negativa, você pode se mover para a intencionalidade positiva. 

Vocês estão lembrados daquele exercício que fizemos há poucos dias? Vamos fazer de novo: feche a mão. Aperte, aperte, aperta. Segure! Segure! Segure! Agora, solte. Muito mais fácil, né? Você está fazendo o mais difícil: está segurando o não. ‘Não, eu não saio daqui’; está segurando o fluxo da vida, da prosperidade, da saúde e do amor. E é claro que segurar o fluxo da vida gera consequências: você se sente ansioso, desencaixado, angustiado, uma série de coisas. 

O próximo passo é você identificar a razão pela qual você está escolhendo ir contra o fluxo. E quando identificar que é você quem está dizendo não, poderá dizer sim a qualquer momento. Não importa quão antiga seja a escuridão de uma caverna, uma fresta de luz é o suficiente para dissolver a escuridão. 

A questão é se você está se sentindo pronto para renunciar a esse não, o que significa renunciar à vingança, à obstinação, à guerra. O principal é saber se está pronto para renunciar ao que você consegue dessa situação negativa, saber se está pronto para abrir mão do prazer negativo. 

A questão é saber se está pronto para abrir mão do círculo vicioso do sadomasoquismo, saber se está pronto para dizer: Chega! Chega de guerra, chega de conflito! Eu quero paz na minha vida. Não quero ter inimigos. Eu sou amigo de todos, inclusive daqueles que me ofenderam. 

E não importa quantos anos seu corpo tenha, esse é um fenômeno que se dá além do tempo cronológico, um fenômeno que se dá no portal do agora. 

Se você se percebe caindo repetidamente no mesmo buraco, o que indica que carrega nãos dentro de si, eu lhe afirmo que ainda existem contas abertas com o passado. Isso é matemática psíquica. Não há como fugir dessa lei do psiquismo. 

Você pode não conseguir enxergar, mas se existem repetições negativas na sua vida, existem mágoas e ressentimentos. Investigue e encontrará. Quanto mais freneticamente você estiver buscando alguma coisa ou objetivo que não consegue alcançar (não importa se é financeiro, afetivo, sexual, espiritual),  quanto mais você quiser chegar a um determinado lugar e, cada vez mais, esse lugar se afasta de você, isso é sinal de que existe um não dentro de você. 

E, quanto mais distante você parece estar de atingir a sua meta, ou seja, quanto maior o sentimento de impotência, maior é a sua inabilidade para lidar com esse não, maior a sua inabilidade para se livrar desse passado. De alguma maneira, ou por alguma razão, você não quer ver. 

Talvez porque doa demais. O fato é que você se recusa a ver, a ponto até de acreditar que não tem nada para resolver e que essa repetição negativa não tem nada a ver com você, é um acidente cósmico. Isso não existe! Você cria e atrai o que pensa e sente. Você pode não ter consciência do que pensa e sente, mas tudo o que está manifestado hoje na sua vida, em algum momento, você pensou e sentiu.

Então, meu amado amigo, eu sinto que você tem razões para agradecer à vida. Estar consciente dos seus nãos é motivo para agradecer. E falando em agradecer, você diz assim:

Pergunta: Hoje quero agradecer. Agradecer a todos os sevakas, desde quem lavou os banheiros, o chão, reservou hotel, despetalou flores, até os facilitadores. Agradeço também a todos que estiveram presentes com suas energias, histórias, perguntas, pois sinto mais forte hoje que a união, e mesmo os desentendimentos, quando iluminados, fazem milagres. Muito obrigado, meu Mestre, por mais essa jornada.

Prem Baba: É bonito poder sentir gratidão nesse momento, em que chegamos ao final da nossa temporada. Gratidão especialmente por aqueles que normalmente a gente não vê, mas que sabemos que estão, de alguma maneira, colaborando para o nosso desenvolvimento. 

Eu tenho dito que a gratidão abre os portais mágicos da ascensão espiritual. Mas os portais só se abrem quando a gratidão é espontânea. 

A gratidão tem um elemento diferente de outras virtudes da alma como, por exemplo, o perdão. O perdão é um fruto da compreensão. Não adianta querer forçar o perdão. Você pode provocar o perdão indiretamente através da busca da compreensão. Provocação é no sentido de estimular. Você pode estimular a compreensão e ajudar o florescimento do perdão. Já a gratidão pode ser estimulada diretamente. Você pode, intencionalmente, se mover em direção a ela. Vamos tentar fazer isso agora: 

Feche os olhos por alguns instantes para criar um campo favorável ao florescimento da gratidão. Vamos fazer uma retrospectiva do dia de hoje. Desde a hora em que acordou até esse momento, procure identificar as razões que você tem para agradecer. 

Não é necessário encontrar muitas razões, apenas aquilo que você naturalmente sente. Três motivos é o suficiente para este exercício. Identifique de uma a três situações nas quais você sente que seu coração naturalmente se abre e se rende em gratidão. Não importa o que seja. 

Talvez você possa ser grato pela comida que come, pelo cobertor que te abriga, pela oportunidade de ter conseguido chegar até aqui, por um amigo sincero, pelo carinho de mãe, pelo carinho de um pai, pelo sorriso de uma criança, pelo brilho do sol, pelo constante ensinamento que o correr desse rio nos proporciona ou pela forma doce como a natureza nos ensina a amar. E alguns podem ser até mais ousados e agradecer aos seus desafios que geram a fricção necessária para o seu nascimento, para a sua transformação. 

Entre em contato com algumas dessas situações que te tocam e movem a luz no seu coração. E procure se aprofundar nesse sentimento e guardar na memória o poder da gratidão. A gratidão pode te tirar de uma situação muito ruim e muito difícil de maneira muito fácil e rápida. Quando quiser, abra os olhos. 

Perceba como a gratidão pode ser provocada. Até poucos minutos atrás ela não estava aqui e agora está, porque você provocou. E perceba como foi simples. 

Às vezes, a pessoa está no inferno. Existe sempre a possibilidade de seguir reclamando e afundando mais e mais nos infernos cada vez mais densos; ou agradecer e começar a subir. 

Claro que, se estiver inconsciente sobre como os seus nãos trabalham, talvez seja difícil sentir gratidão. Nesse caso, você precisará de um pouco mais de autoinvestigação até compreender que a reclamação é uma arma do não. 

Quando você começa a reclamar, como eu já disse, significa que você está perdendo altitude. Quanto mais você reclama, mais cai. Você vai se perdendo na comparação e começa a se criticar. 

Mas, se puder estar atento, percebendo que essa é uma estratégia do seu não e, conscientemente, puder escolher interromper esse fluxo, você começa a acordar a gratidão e a subir de novo. 

É importante que você descubra que esse poder está nas suas mãos. Mesmo se você ainda não estiver se sentindo em condições de controlar o seu próprio veículo, eu sugiro que comece. Faça esse exercício e você verá que, pouco a pouco, terá mais domínio da vida. 

Quando falo de controlar o veículo, me refiro ao controle no bom sentido. Quer dizer que você estará podendo usar o poder da escolha para construir um bom destino. É claro que tem coisas que não se pode controlar, mas aquilo que está ao seu alcance, você precisa assumir. E quando puder assumir isso, você estará conscientemente se entregando para o fluxo ou, no mínimo, movendo-se em direção a essa entrega até que ela aconteça. 

Muito bom. Está lindo de ver esse processo se desenvolvendo. Quanta cura! Quanta compreensão! Quanta libertação! De vez em quando tem alguém aí abrindo os olhos. Por exemplo:

Pergunta: Amado Guruji, em tua delicadeza eu vi a Mãe Divina. Em tua força vi o Pai Celestial. Em tua lealdade vi meu melhor amigo. Em tua risada eu vi a criança cósmica. Ó meu cisne, já não tenho medo. Ó beija-flor, estou voando. No espelho da minha alma vi a verdade. No altar do meu silêncio me uni a ti. Não me abandones nunca, amado. Pois tu e eu somos apenas um.

Prem Baba: A poesia pode ser um sinal do despertar. É difícil descrever a experiência da verdade de maneira concreta. Só através da arte conseguimos expressar um pouco da verdade, justamente porque a arte não precisa de compromisso com aquilo que é concreto e lógico. A verdade é muito grande e as palavras são muito pequenas.

Estamos chegando ao final desse nosso ciclo de trabalho no Sachcha Dham e amanhã será nosso último encontro. Quanta coisa, né? Um mês e meio parece alguns séculos. Quanta coisa se passou. 

Começamos a temporada com um terremoto, terremoto de verdade, físico, de 5.6 ou 5.8, não lembro agora. As pessoas saíram para as ruas e alguns se lembraram do que aconteceu no Nepal e entraram em desespero. Outros tiveram a chance de confiar e fizeram desse episódio uma rica oportunidade para o crescimento. Isso é somente para lembrarmos de algo que muitos já se esqueceram. Foram muitos os milagres. 

Eu estou junto com essa pessoa que manifestou a gratidão. Agradeço a todos que colaboraram para essa temporada acontecer de forma tão maravilhosa. 

Alegria no coração é a comprovação de que nossas preces estão sendo atendidas! 

Abençoado seja cada um de vocês. Que possamos agradecer inclusive o ar que nos permite respirar. Até um próximo encontro.

NAMASTE