Satsangs

Prem Baba transmite seus ensinamentos ao redor do mundo, por meio de encontros presenciais e virtuais.

Nessa sessão você encontrará alguns de seus “satsangs”(palavra Hindi que pode ser interpretada como palestra) descritos.

Você pode filtrar por palavras chave ou temas e acessar o conteúdo transcrito.

Propósito da Alma, o Reflexo do Despertar do Amor
Oração Lokah Samastah Sukhino Bhavanthu. Oração para despertar o amor, quebrar as barreiras de separação e criar união. Reconhecimento da incapacidade de amar. Emoções que sufocam o Amor, nossa verdadeira essência. Armadura como defesa dos traumas infantis. Círculo vicioso do sadomasoquismo. Corpo de sofrimento. Romper com a crueldade. Desaprender a odiar e reaprender a confiar. Círculo da ignorância. Prazer negativamente orientado. Poder e controle da Mídia sobre a sociedade. Propósito, o programa da alma. Amar e ser livre. Notícia da Rússia – lei que descriminaliza violência doméstica.
Sachcha Dham Ashram, Rishikesh - Índia
8/2/2017

LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTHU

Essa oração em sânscrito pode ser assim traduzida: Que todos os seres em todos os mundos sejam felizes e livres. Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam ditosos. Que todos os seres estejam em paz.

Convido-lhes a fazer essa oração, lembrando-se das pessoas que você considera que estejam necessitadas. Necessitadas de conforto, saúde, clareza. Convido-lhe a orar especialmente para aqueles que você considera serem seus inimigos. Para aqueles que você sente algum distanciamento, que identifica alguma barreira. Focalize com mais atenção naqueles que acordam em você sentimentos de raiva e vingança. Talvez essa oração seja um primeiro movimento para acordar o amor, o primeiro movimento para derrubar as barreiras de separação, o primeiro movimento para criar união. Convide essas pessoas para entrarem nesse círculo de luz. Ao visualizar o rosto delas, você já as está convidando. Quando não for possível visualizar o rosto, simplesmente procure entrar em contato com a energia dessa pessoa e procure ser o mais sincero possível ao dizer: “Que você seja feliz. Que a existência possa suprir todas as suas necessidades. Que você esteja em paz. Que o amor em todas as suas dimensões acorde em você.” Esse é um movimento concreto e real para se tornar um canal do amor. É um movimento real para libertar o seu coração.

SAMASTAH LOKAH SUKHINO BHAVANTHU - Essa é uma expressão do amor divino. Ao se sintonizar com o amor divino, você vai se libertando de todas as amarras do ódio e do medo.

Pergunta: Mestre do amor, eu não sei amar. Por onde começo essa mudança?

Sri Prem Baba: O reconhecimento dessa incapacidade de amar é uma grande medida de sucesso da jornada. É uma razão para levantar os braços aos céus e agradecer! Pois uma camada de ilusão se desfez. Em outras palavras, você está dizendo “eu não estou vivendo; eu não sei quem sou; estou completamente perdido; estou andando nos círculos da ignorância, conectado à pulsão de morte”.

O amor é a respiração da vida. Se você não está amando, tampouco está respirando. Ou seja, você está morrendo asfixiado. E o que está te asfixiando são camadas de ódio e de medo que encobriram a verdade de quem é você. Em outras palavras, você está dizendo que não está podendo ser quem você é: você não está tendo liberdade para ser você mesmo. Em algum momento você perdeu a espontaneidade de ser. Quando você pode ser autenticamente espontâneo, naturalmente você esparge o perfume do amor.

Em algum momento você rompeu com a sua essência; passou a usar uma máscara e se esqueceu da essência, a ponto de acreditar ser a máscara. Você se confundiu com a máscara e perdeu a conexão com o seu real centro. Infelizmente, isso acontece com a grande maioria dos seres humanos em evolução neste planeta, logo no início da vida. Este planeta, de uma forma geral, vibra muito baixo. O nível de consciência é muito baixo justamente por conta do esquecimento da verdade maior de quem somos. As capas de ilusão são muito grossas e estando identificado com elas, você dá passagem para uma crueldade, uma perversidade que gera mais e mais ignorância. Você cria círculos viciosos que são desdobramentos ou diferentes manifestações daquilo que eu chamo de ‘círculo vicioso do sadomasoquismo’.

A criança nasce livre, consequentemente, amando, espargindo o perfume do amor. Mesmo que ela tenha um mau karma, ainda assim ela nasce livre desse mau karma; mas ainda muito cedo, a criança aprende a odiar, a sentir ciúme, a ser possessiva, a se vingar para se proteger. Aos poucos, ela vai precisando usar uma armadura para se proteger. A armadura é feita de máscaras; são tantas as máscaras que chega um momento em que ela se esquece de que está usando uma armadura. Ela vive mecanicamente uma vida artificial.

Por onde começar essa mudança? Removendo a armadura. Para remover a armadura se faz necessário estar consciente de estar usando uma. E uma forma de identificar a armadura é através de alguns sintomas, sendo que a insatisfação é o principal. Há determinadas áreas na sua vida onde você não pode ser você mesmo, onde não é espontâneo e o amor não flui. Você precisa usar uma máscara, precisa fingir ser porque aprendeu a acreditar que, se usar essa máscara, nesse ambiente específico, você terá suas necessidades atendidas. Será aceito, será protegido, amado. Essa é uma estratégia do seu corpo de sofrimento que foi criado quando você foi impedido de ser você mesmo. Esse corpo de sofrimento é um aspecto da armadura. Você acredita que, ao fingir ser do jeito que esperam que seja, você será aceito. Isso serve para qualquer grupo social. Por exemplo, a pessoa nasce em uma família de criminosos e por isso acredita que, se for um bom criminoso, será aceita nesse grupo, então ela dará o seu melhor para se especializar no crime, pois assim ela poderá pertencer àquele grupo. Se você foi levado a acreditar que ser uma pessoa religiosa te fará ser aceito na família ou em um determinado grupo, então você tentará ser a pessoa mais religiosa possível. Mas essa pessoa religiosa ou essa pessoa criminosa não é você, é uma máscara! E o principal sintoma de estar usando uma máscara ou uma armadura é a insatisfação. Muitas vezes, você nem percebe a insatisfação, porque a armadura está lhe anestesiando.

Talvez, você possa identificar outros sintomas, como a ansiedade, vergonha, inadequação, depressão, angústia contínua que não se explica. Tudo isso são sintomas de você estar usando uma máscara, pois você aprendeu a usar a máscara para sobreviver. Tudo isso é sustentado por uma ideia de normalidade. Você aprendeu que é normal ser assim, é normal ter esses sintomas. Então, você começa identificando essa insatisfação.

O que você gostaria que fosse diferente na sua vida? Você está onde realmente gostaria de estar?

Esse é o início do despertar, porque às vezes você está usando a máscara há tanto tempo que já não tem a menor notícia de quem é você ou daquilo que você realmente quer. Você foi completamente tomado pelo esquecimento. Então, requer um tempo, para poder se lembrar. Essa lembrança está intimamente relacionada com a virtude da confiança. Você precisou usar uma máscara por causa do medo de não sobreviver; por que achou que, sendo você mesmo, você seria rejeitado, abandonado e talvez tivesse que passar por privações. Por ter sentido esse medo, você precisou se proteger. Medo de não conseguir sobreviver. E tirar a máscara significa encarar esse medo.

Serei aceito se for eu mesmo?

No passado você não foi aceito e isso foi programado no momento que sua personalidade estava sendo desenvolvida. A estrutura básica da personalidade é formada nos sete primeiros anos de vida e as programações realizadas nessa fase ficam muito profundamente enraizadas. É possível desfazer o programa, zerar o HD mas, nesse ponto da trajetória, você não vai mais se enganar acreditando que isso acontece magicamente: é um processo.

Desaprender a odiar é um processo. Reaprender a confiar é um processo. Eu estou aqui lhe dando algumas dicas. Por exemplo: hoje, estou sugerindo que você identifique suas insatisfações, identifique os sintomas que indicam em quais situações você não pode ser você mesmo; identifique o que está te asfixiando. Ao mesmo tempo, estou sugerindo que você comece a usar esse instrumento tão poderoso que é a oração:

SAMASTAH LOKAH SUKHINO BHAVANTHU

Especialmente com aquelas pessoas que te perturbam, com aquelas pessoas que você permite ser perturbado. Com aquelas pessoas que você precisa usar uma máscara por temer ser você mesmo. Pois talvez você não seja aceito, não seja amado, não seja respeitado. Ao fazer essa oração, você vagarosamente dissolve essa máscara que é feita de medo e de ódio. Aos poucos você vai confiando - confiando que é livre para ser você mesmo. Aí, naturalmente você esparge o perfume do amor. Talvez, nesse primeiro momento, a oração seja ainda como um exercício que envolve algum esforço. Mas, nesse caso, eu considero um esforço válido, porque é um movimento para provocar a consciência, o despertar. E os desdobramentos são tantos...

Você diz assim: Querido Guruji, sinto uma espécie de prazer assistindo séries de TV que são violentas e em certos momentos, torço para que cenas dessas aconteçam. Isto é o prazer negativamente orientado? Também experimento sensações das mais puras e elevadas assistindo essas séries.

Sri Prem Baba: Melhor seria você experimentar essas sensações puras e elevadas no seu convívio com pessoas reais ou no seu momento consigo mesmo. Quem sente prazer na violência é o seu corpo de sofrimento, é o eu sofredor que te habita. O sofrimento se alimenta de sofrimento. Ele é como uma entidade viva que se alimenta de emoções negativas, de crueldade, mesmo que seja apenas num filme. Portanto, sim, é um aspecto do prazer negativamente orientado. A energia vital está casada com o sofrimento e você precisa romper com essa crueldade. Se quer aprender a ter prazer nas coisas boas, se quer ter prazer no amor, na harmonia, na paz, você precisa romper com isso.

Se percebe o corpo de sofrimento se alimentando dessas cenas de violência, você precisa deixar de dar alimento para o sofrimento. A crueldade, às vezes, está em cenas de assassinato ou de violência doméstica; às vezes, na pornografia. Ela se manifesta de muitas maneiras diferentes. Então, se quer descondicionar a mente e reprogramar padrões antigos; se quer que sua energia vital se divorcie do sofrimento, para que o prazer seja positivamente orientado, é preciso deixar de alimentar o sofrimento.

Por exemplo: Amado Prem Baba, nos últimos anos tenho percebido que não consigo assistir à mídia convencional ou aos filmes de Hollywood, nem ouvir música convencional, por que, depois de fazer isso, sinto-me intoxicada e muito pesada. Parece que uma força negativa fica mais pronunciada. Me preocupo que isso afete minha consciência e até minha saúde, mas também me sinto viciada ou atraída por isso. O que está acontecendo? Como viver em um mundo que é obcecado e viciado nessa mídia? Me sinto sobrecarregada, oprimida pelo poder e controle que ela parece ter sobre a sociedade e a mente das pessoas.

Sri Prem Baba: Chegará o momento em que você se tornará flexível para ouvir ou assistir uma coisa ou outra e até aprender algo; até tirar algum proveito disso. Por que alguns desses filmes têm coisas boas para você. Às vezes, até mesmo na mídia convencional, existe alguma coisa para você. Mas, se nesse momento você se percebe totalmente hipnotizado, sendo envenenado por esses instrumentos, então você precisa ter coragem para romper com eles, pelo menos por um tempo, até que saiba utilizá-los sabiamente. E um uso sábio só poderá ocorrer quando você tiver se libertado do vício, ou seja, quando já tiver fechado a porta que alimenta o sofrimento em você. Quando realmente puder estar no mundo sem se perder nele. Talvez, para que possa adquirir essa imunidade, você precise primeiro ficar um tempo longe disso, pois você está percebendo que ocorre um dreno de energia vital. Nesse caso, você precisa romper com a crueldade que se manifesta através desses meios.

Trabalhe para conectar seu coração com o meu coração. Vagarosamente você receberá a guiança; receberá a graça que te liberta dessa crueldade.

Quantas vidas passamos neste mundo sem poder amar? Quantas vidas passamos andando nos círculos da ignorância? Até que você possa realmente começar a orar de verdade:

Ó Senhor, abra meu coração porque eu não sou capaz de fazê-lo. Liberta-me dessas cadeias de ignorância. Há quanto tempo que estou andando nos círculos da ignorância? Liberta-me! Liberta-me!

Libertar do quê? Da ignorância, da máscara, da armadura que te impede de ser você mesmo.

Essa oração é mais um movimento. É o eu consciente dialogando com o eu universal.

Para concluir essa transmissão, eu sugiro que você dê uma mapeada na sua vida, procurando identificar onde não pode ser você mesmo. Talvez essa seja uma tarefa difícil porque a espontaneidade tornou-se uma linguagem esquecida. Mas eu sei que, no mínimo, poderá identificar os sintomas de insatisfação, ansiedade, angústia, inadequação que podem estar revelando que você está totalmente preso dentro de uma armadura, preso num lugar que não tem absolutamente nada a ver com você. Talvez você se veja desencaixado, temporariamente passando por uma perturbação. E o que diferencia uma coisa da outra? A intensidade do sintoma. Claro que uma pessoa que está em depressão profunda há muito tempo sente-se desencaixada. Uma pessoa que se maltrata há muito tempo ou está ansiosa por muito tempo, está bem distante da verdade de si mesma. Porém, muitas vezes, você pode passar por momentos de infelicidade, ansiedade, tristeza e pode estar no lugar certo. Isso pode indicar que você está começando a manifestar aspectos do seu eu verdadeiro, mas ainda não é possível manifestar completamente.

Amar e ser livre estão intimamente relacionados ao propósito da alma, com a razão de ter nascido, por que, enquanto estiver identificado com a máscara, com a armadura, você não terá consciência do seu propósito, que é o programa da sua alma.

Pouco a pouco, nos movemos em direção à consciência de quem somos, à consciência do propósito, e compartilhamos com o mundo o nosso tesouro espiritual, o amor puro, que se manifesta de infinitas maneiras, mas especialmente através de nossos dons e talentos.

O livro “Propósito”, que escrevi e lancei em novembro do ano passado, esteve desde então entre os dez mais vendidos no Brasil. Agora ele está em segundo lugar. Estou muito feliz com isso, por que significa que estamos quebrando barreiras! Considerando a profundidade da mensagem, trata-se de uma vitória estrondosa da luz. Muito bom!

É inevitável que, em algum momento, você se canse de sofrer. Por mais que o amortecimento seja eficiente, ele só consegue ser eficiente durante certo tempo. Em algum momento, ele deixará de ser eficiente. E nesse momento você perceberá que está cansada de sofrer. Esse momento é bendito! É o começo da ascensão!

Vamos continuar nossa oração, cantando. Cantando para o despertar de todos, em todos os lugares. O despertar da divindade! Isso é muito profundo. Muito profundo!

Hoje, pela manhã, recebi uma notícia que veio da mídia tradicional (e não deixa de ser uma forma de sabermos de algumas coisas importantes). Na Rússia, modificaram uma lei que suaviza a punição dos agressores de mulheres. Num país onde 38 mulheres são mortas diariamente por violência doméstica! E não somente as mulheres, mas as crianças também! Diminuíram a pena! Estamos dando alguns passos para trás. Medo.

Abençoado seja cada um de vocês. Que o amor desperte em todas as suas dimensões. Até um próximo encontro.

NAMASTE